COM CAPACIDADE PARA ABRIGAR 3,7 MIL PESSOAS, CIDADES PROVISÓRIAS COMEÇAM A SAIR DO PAPEL EM PORTO ALEGRE E CANOAS

Escrito por   em 07/06/2024

O governo do Rio Grande do Sul assinou na quinta-feira com as prefeituras de Porto Alegre e Canoas o termo de cooperação para instalação dos primeiros cinco Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs), chamados popularmente de “cidades provisórias”, que vão receber desabrigados pelas fortes chuvas que castigaram o estado. Também foram definidos os locais de construção. Novas medidas habitacionais voltadas para a população de baixa renda, entre elas a construção de casas definitivas e temporárias, serão anunciadas nesta sexta-feira elo governador Eduardo Leite.
Os cinco espaços anunciados pelo estado poderão abrigar 3,7 mil pessoas. Em Porto Alegre, estão previstas estruturas no Centro Humanístico Vida, no estacionamento do Porto Seco e no Centro de Eventos Ervino Besson. As unidades na capital gaúcha terão capacidade para acolher até duas mil pessoas.
Já em Canoas, os CHAs serão montadas na avenida Guilherme Schell, próximo à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), e no Centro Olímpico Municipal (COM). Cerca de 1.700 moradores serão acolhidos nos dois locais. A gestão estadual aponta que os CHAs terão “toda a estrutura necessária para atender às demandas das famílias”, como segurança pública.
A infraestrutura prevista para os CHAs é a mesma utilizada em hospitais de campanha. Serão espaços modulares em formato de galpão (retangular) e tenda piramidal, com estruturas metálicas e divisórias internas que irão definir os espaços ocupados por cada uma das famílias. Outra parte dos centros será composta por 208 casas montáveis cedidas pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), com capacidade média de cinco pessoas por unidade.
Casas Emergenciais
Na quinta-feira, a primeira casa emergencial foi instalada em Canoas durante treinamento realizado pela Acnur com um grupo de dez militares para explicar como deve ser feita a montagem. A equipe instalou a moradia do zero, desde a abertura das caixas utilizadas para o transporte da estrutura até a colocação de bases, paredes, janelas, teto e porta.

Tocando agora

Título

Artista

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a) a nossa rádio!
Olááá! Obrigado por ouvir a Sistec News !!!