17/02/2021 às 16h59min - Atualizada em 17/02/2021 às 16h59min

COBOGÓS

COBOGÓS

Uma dica super bacana, seja como elemento de tratamento de fachada ou de design de interiores são os elementos vazados ou os famosos cobogós.. 

Estilosos e super aliados para a prática de uma arquitetura sustentável,  inspirados nos muxarabis de madeira originários da arquitetura árabe, esses elementos foram criados em 1929, no auge da arquitetura neo colonial,  por três engenheiros brasileiros: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis e ganharam esse nome com a junção das primeiras sílabas do sobrenome de cada um deles: CoBoGó 

Muito utilizado pelos modernistas nas décadas de 40 e 50, inicialmente confeccionados em cerâmica, hoje em versões revivals, temos opções em cerâmicas esmaltadas e em cimento. Além de serem altamente decorativos, são também funcionais: minimizam a incidência de sol , permitem ventilação natural aos ambientes, gerando assim conforto térmico ! 

Sou suspeita pra falar desses lindos, porque além de amar o efeito estético que eles proporcionam, acho tb essencial  trabalhar com a sustentabilidade em meus projetos, e os cobogós definitivamente são meus fortes aliados ! 

E você, o que achou dos cobogós ? Comente aqui ! 

Ana Martha Ligeiro Marques
Arquiteta e Urbanista
Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental
Especialista em Design de Interiores

#AMArquitetura
#ArquiteturaEspecializadaEmVocê 
Link
Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">