30/07/2021 às 15h32min - Atualizada em 30/07/2021 às 15h32min

DIRETO DA REDAÇÃO

DIRETO DA REDAÇÃO

Que pena a Olimpíada de Tóquio já ter começado. Não fosse assim, quem sabe os caratinguenses também não poderiam participar da competição na modalidade “corrida de obstáculos”? Afinal, quem anda pelas calçadas da cidade encararia esse desafio esportivo numa boa.

Cada vez mais os pedestres de Caratinga vêm sendo jogados para escanteio, melhor dizendo, para o meio da rua. Especialmente na área central, que é “onde o bicho pega”, devido à circulação maior de pessoas, quem anda a pé está perdendo o direito de fazê-lo sobre as calçadas.  

Uma das dificuldades vem sendo causada por prestadores de serviços de todos os tipos, a maior parte de empresas particulares.

Eles chegam com suas escadas, com seus andaimes e demais apetrechos – cones, inclusive – cercando tudo. A barricada, muitas vezes, não deixa alternativa a quem transita a pé: para este, a única opção é “rapar fora” e dividir espaço com veículos na rua, arriscando-se a algum acidente.

A sensação que dá é que as calçadas de Caratinga estão virando “terra de ninguém”, já que os impedimentos ao livre trânsito dos pedestres por esses caminhos só vêm aumentando. Na verdade, já se tornaram rotina.

Evidentemente, não defendemos que nenhum serviço deixe de ser feito, principalmente, em postes ou fachadas locais. É claro que muitos deles são necessários e, até, essenciais. Mas será que não daria para os responsáveis deixarem ao menos um espacinho para as pessoas passarem?

E têm, ainda, os camelôs, especialmente aqueles vindos de fora que, bem ao estilo mineiro, chegam “comendo pelas beiradas”, também tomando conta de nossas calçadas, devagarinho, passo a passo. E é sempre bom lembrar: em algum momento, todos somos pedestres, pois ninguém se locomove 24 horas por dia a bordo de alguma máquina. Tropeçar, hesitar, correr riscos. Esta tem sido a vida de quem anda a pé por aqui.

Diante disso, só resta perguntar: a quem pertencem as calçadas de Caratinga?
Link
Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">