04/09/2019 às 15h59min - Atualizada em 04/09/2019 às 15h59min

Windows

Algumas janelas abrem-se mais espontaneamente que outras, como já foi escrito, devido ao fato dos olhos serem janelas da alma.Comecei e recomecei essa Windows, várias vezes e seguindo seu curso, acreditem se quiserem perdi meu arquivo, algumas vezes.Descobri que estava enxergando errado e abri meu coração.Minha alma indicou que Windows me mostrava, me revelava essa amizade.

Eu estava escrevendo sobre a rainha da Inglaterra, mulher de extrema classe e que prova que a sofisticação está na simplicidade e outras tantas questões que envolvem o povo inglês, mas descobri que essa janela nos fala sobre o valor da amizade e para simbolizar essa emblemática imagem enviada ao mundo inteiro pela Inglaterra: os inesquecíveis, eternos Beatles.

The Beatles foi formada em 1960, por 4 integrantes, John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison. A banda criada em 1957, inicialmente foi formada por John Lennon e seus colegas de escola, Peter Sholton, Erick Griffths, Bill Smith e Rod Davis.

Ainda em 1957, Paul MacCartney foi convidado a integrar a banda. Em 1958, foi a vez de George juntar-se ao grupo. Em 1960 a banda muda o nome para "The Beatles".

Em 1962, assinaram contrato com o empresário Briam Epstein, que mudou o visual da banda, trocando as roupas de couro por trajes formais. Ainda este ano, Ringo Starr é convidado para baterista da banda. Em agosto a banda fez sua primeira apresentação com a formação definitiva, George, Paul, John e Ringo.

Em 1969 o grupo grava seu penúltimo álbum "Abbey Road", cuja foto de capa do disco é essa emblemática, que ilustra essa crônica. Em setembro Lennon anunciou sua saída da banda. No dia 10 de abril de 1970, Paul anunciou para o público, o fim da Banda. Paul McCartney e Ringo Starr são os únicos integrantes vivos.

Talvez algumas pessoas nunca tenham ouvido falar dessa banda de rock, mas não acredito que sejam muitas, essa banda de Liverpool foram sensação no mundo inteiro e suas músicas continuam a ser ouvidas, mas o importante dessa janela é o valor da amizade, como determinadas pessoas aparecem em nossas vidas e mesmo que não fiquem para sempre, suas marcas serão sempre parte de nós.

Como é importante e maravilhoso termos amigos, como são intensas nossas relações com nossos amigos. Quem tiver a curiosidade ou tempo, ou já for conhecedor da história dos Beatles vai perceber que não era uma relação perfeita, imune de brigas, mas era uma relação verdadeira.

Amigos são pessoas que são diferentes de nós, pensam diversos de nós, mas entre todas as diferenças existentes o que sobrepõe é a vontade de estar juntos e mesmo ficando tempos separados devido a alguma circunstância, o reencontro demonstra que o encontro das almas é inseparável.

Amigo é mais que família, mais que irmão, por isso precisamos transformar nossas famílias e nossos irmãos em nossos amigos, assim a comunhão de sangue se transforma em comunhão de almas.

Assim como nos Beatles cada amigo tem singularidades, características próprias, feliz mesmo somos todos nós que fomos privilegiados com nossos amigos. O Pequeno Príncipe tinha um planeta só dele, mas saiu por outros planetas a procura de amigos, quando encontrou uma  raposa, transcorreu esse importante diálogo:
“- Não, disse o principezinho.Eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços…”.
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa.Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…”
 
Assim são nossas relações de amizade, os laços criados tornam nossos amigos únicos e especiais. Você tem muitos amigos? Como se caracterizam suas relações de amizade? Existe doação, carisma, amor? Seus amigos são melhores por terem você e também acrescentam valores a sua vida?

Numa época de tamanha instabilidade emocional estar cercado de pessoas que nos amem pelo que somos, com defeitos e qualidades, torna-se imprescindível para estarmos qualificados a lidar com as intempéries do cotidiano.

Precisamos daquele amigo sempre para cima, daquele amigo centrado, do amigo desmiolado, cada um com seu jeito nos torna maiores, mais inteiros. George, Paul, John e Ringo, quanta coisa devem ter vivido juntos, quantas risadas, quantas conversas.

Precisamos cativar e sermos cativados, seguindo o poeta, cativar significa estar preso por vontade, criar laços, não nós, ou seja, ser livre para ir embora, mas preferir ficar, essa é a essência de estar cativado, nossa alma anseia pela presença do outro, sendo esse outro nosso amigo.

Amizades verdadeiras nos fazem sólidos, por isso gostaria aqui de agradecer a todos os amigos que fiz pelo longo da vida, minhas primas que foram minhas primeiras amigas, meus demais primos amigos, minha irmã e minha filha amigas, os amigos de infância, os amigos de escola, os amigos da rua, amigos da adolescência e juventude, amigos de loucuras, amigos de bar, amigos do serviço, meu marido amigo, minha família amiga, amigos da vida. Sou um pouco melhor porque tenho cada um de vocês comigo. Como é bom abrir as janelas da minha vida e encontrar todos e cada um de vocês. Muita luz a todos, que a vida nos privilegie com  muitos e verdadeiros amigos. Até a próxima janela.

Simone Aparecida de Sousa Capperucci
Formada em Língua Portuguesa e suas literaturas pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC) em 1997, pós-graduada em Língua Portuguesa em 1998 pelo UNEC, especialização em Literatura e Línguística aplicada em 2005 pelo UNEC, mestre em Educação e Linguagem pelo UNEC em 2010.
Professora de Língua Portuguesa nas séries finais do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais, desde 1996 e professora do Curso de Letras no UNEC, desde 2005.

Link
Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">