28/10/2019 às 14h36min - Atualizada em 28/10/2019 às 14h36min

A Importância do Professor na Formação da Personalidade Humana

“O educador não pode contentar-se em ser o portador da cultura apenas de modo passivo, mas deve também desenvolver ativamente a cultura, e isso por meio de si próprio.” (Jung, OC vol. XVII)

Os pais são os maiores responsáveis para as atitudes da criança no mundo e são referências para os filhos no caminho do amor e da ternura; porém, na fase escolar, os professores exercem muita influência no indivíduo, pois serão os condutores da criança pelo caminho do conhecimento. A escola contribui muito para a expansão da consciência.

Os professores são profissionais que fazem da prática em sala de aula uma grande contribuição para o desenvolvimento das aptidões humanas, conduzindo o ser humano pelo caminho do conhecimento e contribuindo indiretamente para a formação da personalidade de seus alunos, pois é modelo para os mesmos. Dessa forma, junto com os pais, os docentes são as maiores referências para as crianças e, portanto, precisam estar atentos às suas atitudes, condutas e valores, pois estes, como no caso dos pais, influenciam de maneira determinante o educando.

Ser professor é um ofício nobre e digno, motivo pelo qual este profissional necessita ser mais valorizado, pois frequentemente trabalha muito além de suas horas-aula e ainda levam trabalhos e provas para corrigir em casa, passando horas se aprofundando na matéria, e elaborando aulas. Como em outros tempos, os professores necessitam ser admirados, tratados com gratidão e respeito, uma vez que a importância desses mestres vai além de ensinar a ler e escrever, pois incentivam e ajudam seus alunos a construir sonhos.

Como em toda profissão, além de conhecimento, é importante o professor desenvolver a criatividade, pois ela conduz a novos horizontes e a novas descobertas, como também, estar sempre se atualizando, para assim, incentivar os alunos a serem criativos e, além disso, a alcançarem suas vitórias neste mundo competitivo. O mestre deve utilizar seu ofício para investir em seus alunos, tendo em vista o crescimento dos mesmos, para que possam ser pessoas melhores e fazerem a diferença neste mundo. As atitudes de firmeza, competência, equilíbrio e bondade são determinantes para a existência daqueles que educa. Portanto, é imprescindível que procure sempre levar seus educandos à experiência com a beleza da vida que está em si mesmo e em seus conhecimentos!

O bom professor tem por objetivo preparar o aluno para tomar decisões, construir argumentos, externar pontos de vista, interagir com o meio ambiente e entender que o mundo se transforma a cada instante, para conquistar um horizonte muito mais amplo, onde a construção do conhecimento faz todo sentido.

Devemos ter sempre gratidão aos tantos professores que por vocação se dedicam com maestria na formação do educando e do mundo e que como guerreiros portam as armas da competência; o giz, o quadro, o notebook e a paixão por educar! 
 
Eneide Caetano
Analista Junguiana membro da International Association for Analytical Psychology (IAAP), Associação Junguiana do Brasil (AJB) e Instituto C. G. Jung/MG 
Diretora de Comunicação do ICGJUNG-MG (gestão 2017/2020)
Especialista em Sexualidade humana e Educação Sexual
Psicóloga Perita Examinadora de Trânsito
30 anos de experiência profissional              

Fontes:
JUNG, Carl Gustav. O Desenvolvimento da Personalidade. OC vol. XVII. Petrópolis: Vozes,1986. 
Link
Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">