28/10/2019 às 16h26min - Atualizada em 28/10/2019 às 16h26min

Correr da correria

Tempos modernos! Tempo de pouco tempo! Tempo em que o tempo se encurta, que o dia parece ser pequeno, que temos a sensação que as horas passam rápido demais.

Tempos modernos! Tempo que gostaríamos que o dia tivesse 48, 62, 86... horas e mesmo assim ainda correríamos o risco de queixarmos da falta dele, tamanho o leque de obrigações e realizações que executamos diariamente.

O tempo moderno é marcado pela correria, pela programação quase que ininterrupta da vida, que é ditado pelo ritmo frenético e pendular do relógio, que não para, que não permite o retorno e nem tão pouco uma nova chance.

Assim a vida vai se gastando ao ritmo alucinado da correria do dia a dia. Mas estamos pagando um preço muito alto por viver assim. A forma turbulenta como estamos gastando nossa existência, verificada através de uma correria desenfreada, está trazendo consigo uma série de outras situações que fogem ao nosso controle, tais como o stress, a fadiga e diversos problemas de saúde que acabam refletindo na qualidade de vida.

O tempo moderno que parece se encurtar, está criando um paradoxo humano no mínimo interessante: estamos precisando correr da correria. Não me refiro aqui simplesmente correr como o ato de fugir, mas correr no sentido literal e esportivo.

Podemos e devemos, dentre outras maneiras, combater a correria da vida correndo, praticando esta prática esportiva que é milenar, que pode ser individual ou coletiva, que permite ser realizada em espaços diversos, possibilitando a percepção de paisagens distintas, e que colabora significativamente para o aprimoramento e desenvolvimento da qualidade de vida, haja visto os intermináveis benefícios desta prática esportiva.

O tempo moderno nos convoca a correr da correria! Pedalando, andando, correndo... é preciso movimentar o corpo, é preciso voltar a sentir que o dia só tem 24 horas.
 
Walber Gonçalves de Souza é professor e escritor.
Link
Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">