Quem somos

Para conhecermos a história do GRUPO Sistec precisamos voltar ao ano de 1943, onde teve origem a precursora do Sistema Caratinga e Comunicação – a Rádio Caratinga. De acordo com registros do professor e escritor caratinguense, Monir Ali Saygli, no livro “História de Caratinga” volumes I e II, o serviço de radiodifusão teve sua origem, em Caratinga, através de um português, de nome Ezequiel Augusto, que instalou na cidade um serviço de alto-falante denominado City Rádio Caratinga, entrando no ar com músicas, informações, comerciais e narrações de corridas de bicicletas. O conteúdo era apresentado, todos os dias, sempre às 15 horas.

A sede da emissora ficava localizada nas proximidades do terreno, onde atualmente, está a agência do Banco do Brasil.
Em 05 de novembro de 1948, o serviço de alto-falante deu lugar à identificação ZYS-6, Rádio Sociedade Caratinga. A conquista se deve aos relevantes trabalhos de José Pedro Jorge, Sebastião Porto Brandão, Waldemar Teixeira Ervilha, Mário Porto Brito, Dr. Breno Dutra de Mendonça e Joaquim Vicente Bonfim.

Posteriormente, segundo o jornalista Humberto Luiz Salustiano Costa, a sociedade passou para um grupo de empresários da cidade de Teófilo Otoni: Salim Teófilo Nacur, Clemente Nunes Maria e Francisco Onofre Pereira. Mais tarde, um grupo de pessoas de Caratinga, acabou adquirindo as cotas daemissora, sendo elas: José Moreira Dias, Monir Ali Saygli e Eurico Gade.
Eurico Gade assumiu a frente da emissora. Durante décadas promoveu inovações e fez da Rádio Caratinga uma grande emissora de Minas e do Brasil. Como diretor presidente do Sistema Caratinga de Comunicação, até a sua morte em 20 de outubro de 2013, Eurico Gade e Humberto Luiz, defensores do rádio, contribuíram para a conquista da Rádio 94,1 FM, Rádio Cidade FM e juntamente com, Georg Gade, irmão de Eurico, de saudosa memória, fundaram a TV Sistec, em 1992. Iniciativas que deram origem ao simpático nome de Sistema Caratinga de Comunicação.

A TV Sistec foi, por muitos anos, a única emissora local e sua credibilidade crescia na mesma proporção em que sua programação avançava em programas e jornalismo de vasta amplitude. A proximidade com o público se tornou a marca da emissora, que alcançava diversas cidades da região. Por meio do compromisso com a informação e buscando sempre levar entretenimento ao público, a TV Sistec se tornou o principal veículo de informação local da região e vem mantendo essa liderança de audiência através dos anos. Atualmente, o Sistema Caratinga de Comunicação vive uma nova fase em sua trajetória e continua investindo em qualidade e inovação.

Jornalismo, prestação de serviço, ações comunitárias, promoções, compromisso com a informação educativa e entretenimento fazem parte da programação da TV Sistec e Rádio Caratinga.
 

Link
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">