01/10/2019 às 15h21min - Atualizada em 01/10/2019 às 15h21min

Secretaria de saúde de Caratinga investiga óbito por febre hemorrágica em Cordeiro de Minas

De acordo com Paulo, o papel da vigilância é tentar descobrir a causa da morte, a partir do envio da sorologia, que é envio de mostras sanguíneas ao laboratório autorizado.

Lucas Humberto
Um paciente de 42 anos deu entrada no dia 9 no posto de saúde do município. Inicialmente diagnosticado com Dengue, o paciente retornou nos dias seguintes com os sintomas agravados. Transferido para o CASU, ele faleceu no dia 13 de setembro. De acordo com as investigações do município, ele chegou a ter contato com carrapatos, e agora está sendo realizado exames para conferir o que aconteceu. Paulo Henrique, enfermeiro investigador da Vigilância Sanitária deu mais detalhes da investigação, seguindo os protocolos a partir dos sintomas apresentados antes do falecimento.

De acordo com Paulo, o papel da vigilância é tentar descobrir a causa da morte, a partir do envio da sorologia, que é envio de mostras sanguíneas ao laboratório autorizado. Paulo também falou sobre como certas doenças possuem sintomas semelhantes. Ele citou como exemplo a Febre Maculosa.

Paulo deixou claro a importância do médico explorar todas as possibilidades.




Confira a nota completa:
SECRETARIA DE SAÚDE INVESTIGA ÓBITO POR FEBRE HEMORRÁGICA EM CORDEIRO DE MINAS

O paciente foi atendido primeiramente na ESF do distrito de Cordeiro de Minas, no dia 09 de setembro apresentando febre, cefaléia e coloração da urina alterada, com suspeição de Dengue. Sendo prescrito Antitérmico, Ibuprofeno e Reidratação Oral, com orientações.

Retornando a Unidade de Saúde no dia 10, relatando as queixas anteriores quando do primeiro atendimento médico, sendo mantida a terapia inicial, ocasião na qual foi solicitado exame para Dengue. No dia 12, o paciente retornou à Unidade de Saúde queixando de vômitos, náuseas e os mesmos sintomas anteriores, sendo realizado Protocolo de Reidratação Oral na própria Unidade de Saúde, sendo descartada a suspeita de Dengue através de exames laboratoriais realizados no município de Ipatinga.

Diante do quadro clínico o paciente foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA). No dia 12 de setembro o paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA) apresentando quadro febril, fraqueza, dispneia, fezes amolecidas de cor escura, cefaléia, mialgia, vômitos, náuseas, hiperemia conjuntival, dor em MMII, dor abdominal, petéquias e hipotensão, foi prescrito Cloranfenicol.

Sendo transferido para o Hospital Irmã Denise (CASU) no dia 12 por volta das 20h. Evoluindo a óbito no dia 13 de setembro. O Município ressalta que, apesar de não ter a confirmação sobre a causa da morte, foi coletado material sorológico e encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte para realização de exames laboratoriais seguindo Protocolo para Febres Hemorrágicas afim de esclarecer a causa da morte.

O Laboratório da Fundação Ezequiel Dias até o momento liberou resultados de exame do paciente para Hantavírus com resultado NEGATIVO, e resultados para Febre Maculosa por meio do método imunofluorescência Indireta com resultado NEGATIVO, e ainda para Febre Maculosa a FUNED está realizando exame através da metodologia PCR – Reação em Cadeia de Polimerase. O mesmo ocorreu com a Leptospirose com resultado NEGATIVO através do método imunofluorescência Indireta devendo ser realizados outros exames por métodos PCR em Tempo Real e Teste de Aglutinação Microscópica (MAT). A FUNED realizou ainda exames para Dengue, Zika e Chikungunya os quais tiveram RESULTADOS NEGATIVOS. O Departamento de Epidemiologia aguarda os resultados dos exames através da metodologia PCR – Reação em Cadeia de Polimerase para Febre Maculosa e por métodos PCR em Tempo Real e Teste de Aglutinação Microscópica (MAT) para Leptospirose, os quais estão em análise, aguardando também resultados para Hepatite A e Febre Amarela.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">