04/10/2019 às 09h52min - Atualizada em 04/10/2019 às 09h52min

Secretaria de Saúde confirma primeira morte por febre maculosa, neste ano, em Caratinga

A Secretaria de Saúde de Caratinga (MG) confirmou, nesta quinta-feira (3), a primeira morte por febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela. Um homem de 42 anos morreu no dia 13 de setembro no Hospital Irmã Denise (CASU).
 
Uma nota divulgada pelo Departamento de Epidemiologia e Estatísticas de Caratinga diz que o paciente procurou a Estratégia Saúde da Família (ESF) no dia 9 de setembro no Distrito de Cordeiro de Minas com suspeita de dengue, já que apresentava febre, dor de cabeça e coloração da urina alterada.
 
A nota diz ainda que, no dia seguinte, o homem voltou à ESF com os mesmos sintomas e falou que não havia melhorado com a medicação que foi receitada. Ele fez um exame para confirmar se realmente estava com dengue e foi liberado; a doença foi descartada dias depois.
 
Ainda de acordo com o Departamento, o paciente procurou novamente à ESF em 12 de setembro e informou que, além dos sintomas anteriores, estava com náuseas e vômitos. Ele fez o procedimento de reidratação oral e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga.
 
A nota diz ainda que o paciente deu entrada na UPA no mesmo dia, apresentando quadro febril, fraqueza, dificuldade para respirar, fezes escuras e moles, dor de cabeça, dores musculares, vômitos, náuseas, olhos avermelhados, dor nos membros inferiores, dor abdominal, manchas pelo corpo e pressão baixa. Informou também que o homem foi transferido para o hospital às 20h e morreu no dia seguinte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">