21/10/2019 às 10h24min - Atualizada em 21/10/2019 às 10h24min

Conheça um pouco da pesquisa realizada na Reserva Particular do Patrimônio Nacional Feliciano Miguel Abdala, lar da maior população de muriquis do planeta

Lucas Humberto
Localizada na fazenda Montes Claros, à margem esquerda do Rio Manhuaçu, na Babia do Rio Doce, encontramos a Reserva Particular do Patrimônio Nacional Feliciano Miguel Abdala. O local, que possui uma extensa área florestal é conhecido mundialmente por abrigar metade de toda a população mundial dos Muriquis, um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo, além de diversas outras espécies de animais e de flora. A RPPN surgiu em 1944, quando Feliciano Miguel Abdala comprou a Fazenda Montes Claros e jurou proteger a mata do local. Promessa que se extendeu até depois de sua morte, sendo mantida hoje por seus filhos, netos e bisnetos. Rodrigo Abdalla é um da nova geração. Bisneto de Feliciano, ele conta como continuaram a proteger a Mata.

Desde a década de 70 a mata atrai pesquisadores até o local. Nos dias de hoje, a pesquisa é comandada por Dra. Karen Strier, pesquisadora americana e presidente da International Primatological Society. Auxiliar a ela, diversos pesquisadores atuam em tempo integral na reserva, acompanhando e monitorando diariamente os grupos de muriquis na mata. Fernanda Tabacow trabalha na RPPN desde 2005, e falou um pouco sobre as pesquisas na reserva e como é o dia-a-dia dos estudiosos.

Carla Passamai é pesquisadora na reserva desde 2001. Atualmente ela tem estudado o impacto deixado pelo surto de febre amarela que teve inicio em 2016 e se extendeu até 2018, evento que culminou na morte de muitas espécies de macacos da mata. Ela falou sobre os desafios da pesquisa nos dias de hoje e sobre seus estudos.

Um trabalho importantíssimo, para preservação de um bem natural do mundo. E se depender da organização em torno da RPPN Feliciano Miguel Abdala, os muriquis sempre terão seu santuário, para se alimentarem e formarem suas famílias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">