Pentacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton foi um dos destaques do evento Personalidade Esportiva do Ano promovido pela gigante da comunicação britânica "BBC". Em discurso na cerimônia, o inglês de 33 anos falou sobre as dificuldades que passou até conseguir chegar no atual estágio da carreira. Entretanto, uma palavra usada por Hamilton gerou grande polêmica.
- Foi realmente um sonho para todos nós, como família, fazer algo diferente. Para nós sairmos das favelas - disse o piloto da Mercedes.
Logo na sequência, porém, ele mesmo se corrigiu.
- Bem, não as favelas, mas sair de algum lugar e fazer alguma coisa. Nós todos definimos nossas metas muito altas, mas nós fizemos isso como uma equipe - concluiu.
"Slums", palavra em inglês usada por Hamilton, tem como significado em português "favela", "bairro pobre", "pocilga". A declaração, então, foi muito mal vista pelos residentes de Stevenage, cidade natal do pentacampeão da Fórmula 1. Alguns dos moradores, inclusive, foram às redes sociais para explanarem o descontentamento com o piloto.
- Alguém diga para Lewis Hamilton que você não pode falar mal de Stevenage a não ser que ainda esteja vivendo por aqui - postou o usuário @maiseywickham.
- Mais uma vez, Lewis Hamilton demonstrando pura ignorância e que está fora de contato com a realidade, chamando Stevenage de “favela” - escreveu Lauren Spelman no Twitter.
O próprio time de futebol da cidade, o Stevenage FC, fez um post no Twitter em tom de ironia:
- As favelas nunca pareceram tão boas... Mostre orgulho na sua cidade neste sábado e apoie o Super Boro.