03/01/2019 às 09h33min - Atualizada em 03/01/2019 às 09h33min

Placas do Mercosul: Implantação em Minas Gerais é adiada para Junho de 2019

Projeto foi anunciado em 2014

Lucas Vieira

Nesta fábrica de placas em Caratinga é grande a movimentação de pessoas em busca de informações sobre as exigências e implantação da placa Mercosul nos veículos. O processo de implementação nacional do novo modelo de placas automotivas foi adiado pela quinta vez. O projeto anunciado em 2014 deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016, mas foi adiado duas vezes depois disso. Agora, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou em uma nova resolução que os estados terão até 30 de junho de 2019 para adotar o novo padrão, não mais até o fim de 2018, como era acordado.

Após a implantação total no estado de Minas Gerais, marcada para junho de 2019, ainda não é obrigatório que o condutor troque a placa antiga pelo modelo novo. As placas do Mercosul serão implantadas em veículos 0km em primeiro emplacamento, carros em transferência de propriedade, além dos condutores que optarem pela mudança. Para os demais casos, a mudança é opcional até 2023.

De acordo com o proprietário da fábrica de placas, o novo modelo apresenta diversos benefícios e mais segurança. A nova placa não contará com o lacre, mas terá o QR Code, que é um cadastro totalmente digital com os dados dos veículos e condutores. O modelo também apresenta uma melhor projeção dos algarismos e mais visibilidade para os radares e demais fiscalizações. A outra novidade na placa é o aumento de uma letra e redução de um algarismo.

A identificação das categorias de automóveis também mudou. Nas placas antigas essa identificação era feita pela cor de fundo e pelo tom das letras. Como no padrão Mercosul o fundo será sempre branco, somente a borda e as letras irão mudar de cor. Um táxi, por exemplo, somente as letras e os números serão na cor vermelha.

Para a fabricação das novas placas, Emilio Souza precisou investir mais de R$100 mil em compra de equipamentos. Segundo ele, o novo modelo será repassado ao consumidor com um preço acima do modelo antigo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">