09/01/2019 às 14h22min - Atualizada em 09/01/2019 às 14h22min

Sinal digital: Conheça a nova tecnologia e saiba como configurar o seu televisor

Nova tecnologia substitui sinal analógico

Lucas Vieira

A era digital está chegando cada vez mais próxima das cidades do interior. Nas capitais a nova tecnologia já está em funcionamento com quase todos os canais. O desligamento do sinal analógico é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Anatel. A Portaria do Ministério das Comunicações nº 378, foi criada em 22 de janeiro de 2016 e estabeleceu datas para o desligamento total em algumas cidades. Para a maioria das cidades do interior de Minas Gerais, a data prevista para o desligamento total do sinal analógico é até o dia 31 de dezembro de 2023. De acordo com o técnico em manutenção de aparelhos eletrônicos, José Eugênio, em Caratinga já existem duas emissoras transmitindo em sinal digital e os outros canais ainda estão implementando a nova tecnologia.

Na última quarta-feira (03/01), a empresa Super Cabo TV também fez o desligamento dos canais analógico ofertados pela empresa. Muitos caratinguenses procuraram informações sobre o processo de conversão para o sistema digital. José Eugênio explicou que os televisores mais modernos já possuem o conversor digital integrado para receber a nova tecnologia e pode ser configurado manualmente.

Caso a televisão não possua o conversor, o aparelho pode ser adquirido em uma loja de equipamentos eletrônicos no comércio. O técnico explicou como instalar o aparelho.

Quem deseja saber mais sobre o processo de implantação do sinal digital nas cidades, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) disponibilizou o site www.sejadigital.com.br. No endereço eletrônico, o interessado encontra tutoriais de como sintonizar o televisor para a recepção do novo sistema e outras explicações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">