10/01/2019 às 14h42min - Atualizada em 10/01/2019 às 14h42min

Entenda o motivo do carnaval acontecer em Março neste ano

Data festiva normalmente é comemorada em Fevereiro

Lucas Vieira

Todos os anos o povo brasileiro espera ansiosamente pela festa que talvez seja a mais marcante da nossa cultura. O que pouca gente sabe, é que essa festividade não é originária do Brasil. Na realidade, essa data tem raízes nas civilizações da antiguidade, e desde a Idade Média ela faz parte do calendário cristão.

Para entender como os dias do Carnaval são definidos, é importante ficar atento em algumas datas do calendário Cristão. A Quaresma se inicia na Quarta-feira de Cinzas, e um dia antes dessa data, é quando começa o Carnaval no Brasil. Ou seja, são 40 dias da quaresma mais os 7 dias da Semana Santa que acontece posteriormente. Desta forma, a regra é que o Carnaval aconteça sempre 47 dias antes da Páscoa. Sendo assim, a Páscoa que está marcada para o dia 21 de abril neste ano, definiu a data do Carnaval para o dia 5 de Março. Importante ressaltar que o Domingo do renascimento de Jesus Cristo é data determinante não apenas para o Carnaval, mas para todas as festas cristãs com datações móveis.

A festa, que a princípio era celebrada por religiões pagãs, passou por diversas mudanças desde sua adaptação pelo cristianismo na Roma antiga, e para nós, hoje ela é símbolo de muita música, dança e consumo de álcool. No Brasil, essa festividade tomou dimensões imensas, abrangendo não apenas as capitais, mas também as cidades do interior. Em Caratinga, o Carnaval já foi muito agitado, marcado pela presença de blocos de rua, bailes, e contando também com os tradicionais desfiles. Neste ano, infelizmente, não temos nenhuma festividade oficial marcada para comemorar a data na cidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">