05/02/2020 às 08h58min - Atualizada em 05/02/2020 às 08h58min

Conheça os serviços de prevenção e tratamento do câncer em Caratinga

Para quem precisa de tratamento, a Secretaria de Saúde do Município disse que os moradores têm todo suporte necessário para alcançar a cura. Em Caratinga, existem cerca de 1.600 pessoas cadastradas com algum tipo de câncer. A cidade de Ipatinga é hoje o principal destino dos pacientes que recebem transporte.

Hérisder Matias

A Organização Mundial de Saúde prevê um crescimento de 81% no número de casos de câncer até 2040 dos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. A prevenção contra a doença é o melhor caminho. Prevenção que muitos pacientes podem realizar mudando alguns comportamentos no dia a dia.

A Organização Mundial de Saúde contabilizou 18 milhões de novos casos da doença em países em desenvolvimento, como o Brasil. A estimativa da OMS é que nos próximos 20 anos, a doença atinja entre 29 e 37 milhões de pessoas. O órgão afirma que os países em desenvolvimento não têm destinado recursos suficientes para a prevenção. Segundo representantes da Secretaria de Saúde de Caratinga, o município oferece todo tipo de suporte para prevenir os casos de doença, através de exames, mamografias e orientação nutricional. Milene Luppis explicou que o câncer também pode ser evitado mudando hábitos alimentares, cortando do cardápio produtos processados.

Exames periódicos ajudam a detectar o câncer na fase inicial, evitando complicações futuras. Para quem precisa de tratamento, a Secretaria de Saúde do Município disse que os moradores têm todo suporte necessário para alcançar a cura. Em Caratinga, existem cerca de 1.600 pessoas cadastradas com algum tipo de câncer. A cidade de Ipatinga é hoje o principal destino dos pacientes que recebem transporte.

Os casos mais frequentes da doença são o câncer de mama, de próstata e câncer do colo do útero. 503 pacientes de Caratinga estão cadastrados no SAD – Serviço de Assistência Domiciliar, que fornece tratamento no conforto de casa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »