10/01/2019 às 14h33min - Atualizada em 10/01/2019 às 14h33min

IPVA 2019

Primeira parcela do imposto começa dia 14

Jordana Keller

O pagamento do IPVA 2019 começa na segunda-feira da semana que vem, no dia 14, para uma parte dos veículos registrados aqui em Minas Gerais.
Para consultar o valor do seu IPVA é preciso entrar no site do Detran e identificar o número do RENAVAM.
O programa ‘Bom Pagador’ prevê o desconto de 3% no valor do IPVA para os contribuintes que estiverem totalmente regulares por dois anos consecutivos. Ou seja, quem estiver com todos os impostos quitados desde 2017 já irá receber o desconto no valor da taxa deste ano. O desconto continua valendo também para quem realizar o pagamento à vista. O prazo para a quitação da primeira parcela, ou da cota única, para os veículos registrados em Minas Gerais, é do dia 14 ao dia 18 de janeiro, e a escala de datas varia em conformidade ao final da placa, como mostra a tabela.

Para realizar o pagamento do IPVA, é necessário dirigir-se à um dos bancos credenciados, que são o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Sicoob, Banco Mercantil e Santander. É preciso estar de posse do número do RENAVAM, ou apresentando a guia de arrecadação que é gerada no site do Detran mg. é importante lembrar que essa é a única forma de se efetuar o pagamento do IPVA. A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) emitiu um alerta sobre o envio de boletos falsos, após o recebimento de algumas denúncias de contribuintes que receberam mensagens em e-mails e redes sociais. 
Vale salientar que portadores de necessidades especiais, taxistas regulamentados, e pessoas que tiveram seu veículo furtado têm direito à isenção do imposto.

O pagamento do IPVA fora do prazo incide uma multa no valor total do imposto ou na parcela dele. A penalidade é 0,3% por dia de atraso quando a quitação for efetuada até 30 dias após o vencimento. A partir do décimo primeiro dia de atraso, a taxa sobe para 20% acrescido de juros da taxa Selic. Já para quem está com o IPVA de outros anos vencido, é possível realizar a negociação parcelamento do imposto, acrescido também de juros e multas.
Para mais informações como a tabela da base de cálculo referente aos veículos, e sobre a isenção do imposto, é só acessar o site do Detran: www.detran.mg.gov.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">