05/03/2020 às 10h24min - Atualizada em 05/03/2020 às 10h24min

Começa prazo para declaração de imposto de renda 2020

Confira em nossa reportagem um pouco mais quem deve paga-lo e como fazer.

Lucas Humberto
Começou esta semana o prazo para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física de 2020, voltado a pessoas que moraram no Brasil em 2019. Conversamos com o contador José Luís da Silva, que explicou a nossa equipe que qualquer pessoa pode declarar seu valor de imposto de renda, embora algumas sejam obrigadas por lei.

O imposto de renda é um tributo federal sobre a renda, ou seja, o valor que a pessoa ganha ao longo do ano, além de acompanhar a evolução patrimonial das pessoas.

A expectativa é que cerca de 32 milhões de contribuintes enviem suas declarações neste ano. Há ainda algumas deduções que podem ser realizadas a partir de algumas despesas declaradas, como explica José Luís.

A declaração é feita através de um programa disponibilizado pelo governo federal, e qualquer um pode realizar. Mas o ideal é consultar a ajuda de profissionais, para evitar erros.

O prazo se encerra a meia noite do dia 30 de abril. Aqueles que não realizarem o pagamento serão multados em 165 reais ou 20% do valor do imposto devido, o que for maior.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »