06/03/2020 às 08h57min - Atualizada em 06/03/2020 às 08h57min

Prefeitura da Caratinga elabora plano de ações preventivas contra o Coronavírus

Lucas Humberto

Até o fim desta reportagem, Minas Gerais apresentava 58 casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Os pacientes apresentavam os sintomas da covid-19, doença provocada pelo vírus, após retornarem de viagens ao exterior. Entre os casos suspeitos, o mais próximo de nosso município é Ipatinga. Visando a segurança da população, a prefeitura de Caratinga realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o fluxograma de atendimento no município em relação a casos suspeitos da doença, e anunciar a formação de uma equipe de resposta composta por membros da atenção básica de saúde, da vigilância sanitária e da UPA. Jaqueline Marli, Secretária de Saúde do Município afirmou que a equipe foi montada após ser acionada por um morador da cidade que esteve em um dos países mais afetados.

No site da prefeitura de Caratinga haverá um meio de contato para que aqueles que estejam com sintomas ou desejam se informar mais sobre a situação da doença. Também serão distribuídas cartilhas sobre a doença, e contato com agências de viagens para monitorar pessoas que viagem para fora do país.

A médica Letícia Silva falou sobre os sintomas da doença, e falou a população que não devem temer os sintomas, que apenas pessoas que tiveram contato com o vírus, ou com pessoas contaminadas, correm o risco de apresentar a doença.

Paulo Henrique, enfermeiro investigador da vigilância sanitária e membro da equipe de resposta afirmou a população que não é necessário utilizar máscaras. O acessório serve para pessoas contaminadas não transmitirem a doença através de tosse e para proteger profissionais de saúde que estão lidando diretamente com os pacientes.

Luciana Lopes, Enfermeira da família, voltou a afirmar que a população não deve se preocupar, e que o sistema de saúde está preparado para lidar com problemas que surgirem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »