19/03/2020 às 09h58min - Atualizada em 19/03/2020 às 09h58min

​Boletim da Prefeitura: Ipatinga tem 193 casos suspeitos de coronavírus

Segundo a Prefeitura, dez suspeitas foram descartadas no município. Já no boletim divulgado pelo Estado, 25 casos são investigados em Ipatinga.

G1

O número de casos suspeitos da Covid-19 em Ipatinga não para de crescer. De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (18), são 193 casos em investigação. Na cidade foram descartadas 10 suspeitas e um caso foi confirmado.
 
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até esta quarta-feira, em Ipatinga, são 25 casos suspeitos de coronavírus reconhecidos pelo Estado e três descartados. Divergências entre os números divulgados pelos estados, municípios e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.
 
“Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de internação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso”, explicou a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.
 
A nota disse ainda que após ser definido como caso suspeito, o município deve preencher um formulário específico do Ministério da Saúde com os dados do paciente.
 
“Através deste formulário que é gerado todo o banco de dados do coronavírus no Estado. O COES coronavírus analisa este banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo este trabalho, que é realizado até às 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do boletim diário”, afirmou em nota.
 
A nota ainda explica que pode haver situações que atrasam a atualização do banco de dados para produção do boletim que é divulgado diariamente pelo Estado.
 
“Exemplos: o município ainda não preencheu formulário do RedCap, o paciente realizou exame em laboratório particular e o resultado ainda não foi informado para o COES, formulário foi mal preenchido pelo município e necessita de mais informações, etc.”, concluiu.
 
Medidas de prevenção

Em Ipatinga, algumas ações já foram tomadas para evitar a proliferação do novo coronavírus. Todas as atividades letivas foram suspensas por tempo indeterminado, incluindo as da rede particular e creches. Os eventos públicos e privados que dependem de alvarás também foram suspensos, além de visitas a pacientes nos hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
 
Nessa terça-feira (17), foi determinado que academias, cinema e escolas de idiomas fossem suspensos. O shopping da cidade alterou o horário de funcionamento e adotou medidas para prevenir o contágio do coronavírus.
 
Para o transporte público, como táxis e ônibus coletivos, a prefeitura determinou a intensificação do trabalho de higienização dos veículos.
 
Na Câmara Municipal foram suspensos os atendimentos externos, bem como no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e gabinetes. Nesta quarta-feira (18) foi publicada uma portaria que suspende todos os trabalhos da câmara a partir desta quinta-feira (19) até o dia 27 de março.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »