20/03/2020 às 09h10min - Atualizada em 20/03/2020 às 09h10min

Coronavírus no Leste e Nordeste de MG: veja a situação das cidades onde há notificações de suspeitos

G1
A pandemia de coronavírus fez com que muitos municípios anunciassem diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença Covid-19 no Brasil.
 
Veja abaixo, cidade por cidade, o número de casos suspeitos, confirmados e descartados, além das medidas adotadas por cada um deles. A lista começa por Ipatinga e Coronel Fabriciano, onde foram registrados os primeiros casos confirmados pelo Estado, e segue em ordem alfabética. A matéria será atualizada diariamente.
 
Ipatinga

Casos de coronavírus: um boletim divulgado pela Prefeitura na tarde desta quinta-feira (19) informou que são investigados 365 casos suspeitos de Covid-19. Ainda de acordo com o Executivo, 10 foram descartados.
 
No boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (19), na cidade são 83 casos suspeitos de coronavírus reconhecidos pelo Estado, quatro descartados e um confirmado.
 
Um caso de Covid-19 foi confirmado no dia 12 de março. Trata-se de uma mulher de 38 anos que estava em uma excursão para Israel. Ela chegou na cidade no dia 29 de fevereiro com febre, tosse, coriza e dor de garganta.
 
Medidas de prevenção: foi decretado estado de emergência pelo prefeito. Todas as atividades letivas das redes particular e públicas foram suspensas por tempo indeterminado, incluindo as creches. Os eventos públicos e privados que dependem de alvarás também foram suspensos, além de visitas a pacientes nos hospitais e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os atendimentos ao público no prédio da Prefeitura também foram suspensos.
 
Nessa terça-feira (17), foi determinado que academias, cinema e escolas de idiomas fossem suspensos. O shopping da cidade alterou o horário de funcionamento e adotou medidas para prevenir o contágio do coronavírus.
 
Para o transporte público, como táxis e ônibus coletivos, a prefeitura determinou a intensificação do trabalho de higienização dos veículos.
 
Na Câmara Municipal foram suspensos os atendimentos externos, bem como no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e gabinetes. Nesta quarta-feira (18) foi publicada uma portaria que suspende todos os trabalhos da Câmara, a partir desta quinta-feira (19), até o dia 27 de março.
 
Nesta quinta-feira (19), o prefeito de Ipatinga decidiu pelo fechamento do comércio por uma semana a partir deste sábado (20).
 
Coronel Fabriciano

Casos de coronavírus: o boletim divulgado pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (19) informou que na cidade há 31 casos suspeitos. Ainda de acordo com o Executivo, nenhum caso ainda foi descartado.
 
Já no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (18), são oito os casos em investigação e um confirmado.
 
O primeiro caso confirmado de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi divulgado pelo Estado nessa terça-feira (17). Trata-se de uma mulher de 32 anos que mora na Europa e foi visitar parentes que moram na cidade.
 
Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, a paciente começou a sentir os sintomas da doença no dia 11 de março e foi atendida dois dias depois no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.
 
Os atendimentos de casos suspeitos estão centralizados na Unidade de Saúde do Centro, que funciona de 7h às 22h.
 
Medidas de prevenção: eventos públicos e solenidades de inauguração de obras, atividades dos programas da terceira idade, aulas do “Mexa-se”, visitas aos pacientes em internação no Hospital Dr. José Maria Morais e no Lar dos idosos estão suspensos.
 
As cirurgias eletivas no hospital também foram canceladas para criar uma reserva emergencial de leitos de internação.
 
As aulas na rede municipal foram interrompidas na terça-feira (17) e devem ser retomadas no dia 23 de março.
 
Na Câmara Municipal, o acesso às dependências do prédio está restrito a vereadores, servidores, estagiários, terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos e representantes de instituições públicas.
 
As visitas aos gabinetes dos vereadores deverão ser devidamente autorizadas e cadastradas no controle de acesso da Câmara. Também está suspensa a autorização de afastamento de parlamentares para missão oficial a locais onde há infectados que constam na lista do Ministério da Saúde.
 
Almenara

Casos de coronavírus: Almenara possui um caso suspeito conforme divulgado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde nesta quinta-feira (19).
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
Capelinha

Casos de coronavírus: segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (19), um caso suspeito é investigado na cidade.
 
Medidas de prevenção: foram suspensos os eventos em espaços públicos e privados que extrapolem o público estimado de 70 pessoas ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros.
 
Reuniões que envolvam população de alto risco de infecção da doença estão canceladas. Assim como estão limitadas as visitas externas às instituições de longa permanência para idosos e congêneres, bem como as residências terapêuticas. Além disso, a orientação é de que devem ser adotados os protocolos de higiene dos profissionais e ambientes desses locais e isolamento dos sintomáticos respiratórios.
 
Locais de grande circulação de pessoas e o comércio em geral devem reforçar medidas de higienização e disponibilizar álcool gel para usuários em locais sinalizados.
 
As aulas da rede municipal estão suspensas. Os atendimentos ao público em todas as secretarias, departamentos, setores e demais órgãos municipais estão interrompidos.
 
Caratinga

Casos de coronavírus: de acordo com a Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (19) foram divulgados que há 10 casos suspeitos na cidade, sendo um deles um bebê de oito meses. Já o boletim do Estado divulgado nesta quinta-feira (19) conta com cinco casos em investigação.
 
Ainda segundo a Prefeitura, um caso na cidade já foi descartado, mas ainda não foi contabilizado no boletim do Estado.
 
Medidas de prevenção: na cidade, desde a terça-feira (17) estão suspensos por 15 dias os eventos públicos agendados pelos órgãos municipais.
 
Também estão suspensos por 15 dias as aulas de ensino públicos e privados, inclusive creches e berçários; eventos públicos e privados com público acima de 100 pessoas que exijam licenças do Poder Executivo Municipal; visitas a pacientes dos hospitais e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), exceto os acompanhantes identificados; visitas a instituições de acolhimento de idosos; atividades voltadas para a terceira idade; férias agendadas de todos os servidores da saúde; feiras livres e eventos em salas de cinema, auditórios e casas noturnas.
 
A Prefeitura também recomendou a restrição às aglomerações de pessoas em cemitérios, ficando limitada a presença de seis familiares no momento do sepultamento.
 
No transporte público, há a recomendação de, durante 15 dias, utilizar somente a capacidade de passageiros sentados e com as janelas abertas, além de disponibilizar álcool gel para os usuários. A recomendação vale para ônibus e vans.
 
Para táxis e motoristas de aplicativo, recomenda-se utilizar as janelas abertas e a não utilização de ar condicionado.
 
Servidores públicos que tenham mais de 60 anos, bem como os servidores municipais da área da saúde com doenças crônicas e servidoras municipais devem trabalhar de casa por 15 dias. Os locais de grande circulação de pessoas, como cinema, academia, igrejas, comércio em geral e terminais urbanos devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel.
 
Na Câmara Municipal, foi publicada uma portaria que declara ponto facultativo até esta sexta-feira (20).
 
Coroaci

Casos de coronavírus: conforme comunicado divulgado pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (19), o município acompanha um caso suspeito e a coleta de material para exame já foi feita. Já o boletim divulgado pelo Estado nesta quinta-feira (19), são dois os casos em investigação.
 
Medidas de prevenção: Foram canceladas as consultas no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Doce (CISDOCE) até o dia 31 de março.
 
Crisólita

Casos de coronavírus: de acordo com a Secretaria de Saúde, até a manhã desta quinta-feira (19) o município havia registrado um caso suspeito.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
Entre Folhas

Casos de coronavírus: um caso suspeito é monitorado no município, segundo informou a Prefeitura na manhã desta quinta-feira (19). Já a Secretaria de Estado de Saúde divulgou no boletim desta quinta-feira (19) que são investigados dois casos na cidade.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
Frei Lagonegro

Casos de coronavírus: segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (19), um caso suspeito de Covid-19 é investigado na cidade.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
Governador Valadares

Casos de coronavírus: em Governador Valadares são investigados 31 casos e nenhum descartado nem confirmado, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (19). Já a Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (19) informou que 38 são os casos suspeitos, e sete descartados. Todos estão em isolamento domiciliar.
 
Medidas de prevenção: as aulas das redes municipal e privada foram suspensas nesta quarta-feira (18) e devem ser retomadas no dia 23 de março, seguindo o decreto publicado pelo Governo Estadual.
 
Segundo a Prefeitura, uma equipe volante de atendimento e coleta domiciliar de amostras está sendo montada. Ainda de acordo com o Executivo, as pessoas que chegarem na cidade que tiveram contato com pessoas infectadas, ou que vieram das regiões de São Paulo ou Rio de Janeiro, deverão manter isolamento de sete dias e, se manifestar algum sintoma, deve-se estender o prazo para 14 dias.
 
Em estabelecimentos comerciais há a orientação de reduzir o número de pessoas. Já os eventos estão suspensos.
 
Na área da saúde, as consultas e cirurgias eletivas de média complexidade estão suspensas, assim como as visitas aos pacientes no Hospital Municipal. As atividades nas entidades que acolhem idosos foram interrompidas. O ambulatório Dr. Rui Pimenta passou a funcionar 24 horas por dia e as Unidades Básicas de Saúde nos bairros São Raimundo, Santa Rita 2, São Pedro, Mãe de Deus e Nossa Senhora das Graças estão abertas até às 21h.
 
Já na Câmara Municipal, está proibido o acesso à Galeria Sérgio Simões e o acesso às dependências está limitado a uma entrada. As reuniões especiais e audiências públicas estão suspensas.
 
Guanhães

Casos de coronavírus: segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quinta-feira (19), na cidade há dois casos suspeitos de coronavírus.
 
Medidas de prevenção: a Prefeitura decretou situação de emergência. Foram suspensos eventos públicos e privados que exijam licenças do município, atividades voltadas para a terceira idade, visitas a instituições de acolhimento a idosos, férias agendados de todos os servidores da área da saúde e aulas das redes pública e privada, inclusive creches e berçários.
 
Iapu

Casos de coronavírus: no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (19), um caso suspeito de Covid-19 é investigado na cidade.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
Imbé de Minas

Casos de coronavírus: De acordo com a Secretaria de Saúde, até a manhã desta quinta-feira (19) foi notificado uma suspeita em uma criança que se encontra em isolamento domiciliar. Mesma informação divulgada pelo boletim do Estado nesta quinta-feira (19).
 
Medidas de prevenção: as aulas na cidade estão suspensas até o dia 22 de março. Atividades sociais em grupo foram canceladas e as unidades de saúde irão atender, preferencialmente, em casos de urgência e emergência, segundo a Prefeitura. Além disso, as consultas de rotina devem ser remarcadas.
 
Inhapim

Casos de coronavírus: segundo o boletim do Estado divulgado nesta quinta-feira (19), três casos são investigados no município. Mesma informação repassada pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo que um deles se encontra em Belo Horizonte. Os dados foram divulgados pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (19).
 
Medidas de prevenção: as aulas no município estão suspensas por tempo indeterminado, segundo a Prefeitura. O atendimento ao público foi adaptado para que evite aglomeração, privilegiando os atendimentos via telefone, e-mail e agendamentos.
 
Os servidores públicos idosos e gestantes trabalham de forma remota e home office.
 
Itaobim

Casos de coronavírus: dois casos suspeitos da doença são investigados na cidade, de acordo com a Prefeitura até a manhã desta quinta-feira (19). Já o boletim do Estado divulgado nesta quinta-feira (19) informou que são três casos suspeitos. Os pacientes estão em isolamento domiciliar.
 
Medidas de prevenção: Itaobim decretou a suspensão de férias dos agentes de saúde e os agendamentos e cirurgias eletivas estéticas no Hospital Vale do Jequitinhonha e clínicas com vinculação ao SUS suspensas por 30 dias.
 
O município orienta, também, que bares e lanchonetes optem pelos serviços de entrega para a população.
 
Jaguaraçu

Casos de coronavírus: segundo divulgado pela Prefeitura de Jaguaraçu e pelo boletim do Estado desta quinta-feira (19), um caso suspeito de coronavírus é investigado na cidade.
 
Medidas de prevenção: foram suspensas as provas de processo seletivo que seriam realizadas neste sábado (21) e neste domingo (22).
 
O setor administrativo da Prefeitura funcionará de portas fechadas até esta sexta-feira (20), fazendo apenas trabalhos internos. As aulas estão suspensas desde o dia 18 de março e permanecerão até esta sexta-feira (20).
 
As atividades em grupo e oficinas oferecidas pelo CRAS estão interrompidas. Até esta sexta-feira (20), as unidades de saúde priorizarão o atendimento de urgência e emergência. As pessoas com suspeita de coronavírus devem ligar para a Unidade Básica de Saúde e relatar os sintomas. Uma equipe irá à casa do paciente para consulta médica.
 
Jordânia

Casos de coronavírus: de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (19), um caso suspeito de coronavírus é investigado.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
Mata Verde

Casos de coronavírus: no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (19) consta que há um caso suspeito na cidade.
 
Medidas de prevenção: as aulas da rede pública estão suspensas até este domingo (22). A Unidade de Saúde da cidade funciona em caráter de urgência e emergência. Os eventos que seriam realizados na cidade foram cancelados e a feira livre foi suspensa por 15 dias.
 
Mutum

Casos de coronavírus: na cidade, um caso que foi notificado como suspeito já foi descartado pela Secretaria de Estado de Saúde.
 
Medidas de prevenção: as aulas das rede pública e privada foram suspensas até o dia 31 de março. A partir desta quinta-feira (19) todos os eventos públicos e privados estão suspensos. Ainda de acordo com o decreto publicado pela Prefeitura, estão suspensos o deslocamento de pacientes em tratamento para outras cidades, exceto em casos de extrema urgência e emergência.
 
Naque

Casos de coronavírus: segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde desta quinta-feira (19), um caso suspeito de Covid-19 é investigado na cidade.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
Ponto dos Volantes

Casos de coronavírus: em Ponto dos Volantes, um caso suspeito é investigado de acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quinta-feira (19). Segundo a Prefeitura, trata-se de uma idosa que visitou parentes no Espírito Santo que estavam na França.
 
Medidas de prevenção: foram suspensas todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas. Segundo a Prefeitura, também estão suspensos por tempo indeterminado os grupos de convivência da saúde e do social, tais como: grupo de mulheres, grupo de idosos, aulas de canto, jiu-jitsu e zumba. A partir desta quarta-feira (18), foram interrompidas todas as aulas da rede municipal e dos eventos esportivos no Poliesportivo Municipal.
 
Poté

Casos de coronavírus: A Secretaria de Saúde do município informou na manhã desta quinta-feira (19) que investiga três casos suspeitos na cidade e os pacientes estão sendo monitorados em domicílio.
 
Medidas de prevenção: o município orienta que os moradores evitem aglomerações no Mercado Municipal, academias, supermercados, restaurantes e bancos. O horário de funcionamento na sede da Prefeitura é das 8h às 12h por tempo indeterminado.
 
Santa Bárbara do Leste

Casos de coronavírus: segundo informou a Prefeitura na tarde desta quinta-feira (19), um caso suspeito de Covid-19 é investigado.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
Santa Efigênia de Minas

Casos de coronavírus: de acordo com o boletim da Secretaria de Estado divulgado nesta quinta-feira (19), na cidade são investigados dois casos suspeitos.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
Santa Maria de Itabira

Casos de coronavírus: segundo a Secretaria de Estado de Saúde através de um boletim divulgado nesta quinta-feira (19), há um caso suspeito no município. Já a Secretaria Municipal informou na tarde desta quinta-feira (19) que são quatro casos suspeitos na cidade.
 
Medidas de prevenção: foram suspensas, por 15 dias, as atividades coletivas das secretarias da Prefeitura voltadas para a população, como grupos de convivência da terceira idade e atividades esportivas. Também foram suspensas as aulas nas escolas municipais, que seguirão as alterações determinadas pela Secretaria Estadual de Educação. Também foram dispensados do trabalho os servidores municipais com idade acima de 60 anos e as grávidas, sem prejuízo aos salários.
 
Como medidas de orientação aos estabelecimentos particulares, um Decreto assinado pelo prefeito sugere a suspensão de atividades de aglomeração de pessoas, maior frequência de higienização de superfícies em bares e restaurantes e transportes de passageiros local e intermunicipal. Também contem instruções para bares, restaurantes e lanchonetes disponibilizarem álcool gel 70% e ampla ventilação nos ambientes para uso dos clientes.
 
Santa Rita de Minas

Casos suspeitos: segundo a Prefeitura, até a manhã desta quinta-feira (19) um caso é investigado no município.
 
Medidas de prevenção: a administração municipal informou que o posto de saúde funciona com médico e equipe de enfermagem apenas na parte da tarde. Fisioterapia e odontologia estão fechadas. Já as visitas de agentes comunitários e de endemias estão suspensas. A Secretaria de Saúde, vigilância sanitária e sala de vacina estão funcionando normalmente.
 
Santana do Paraíso

Casos de coronavírus: segundo boletim divulgado pela Prefeitura na tarde desta quinta-feira (19), 12 casos são investigados como suspeitos de Covid-19 e um foi descartado. Já o boletim da Secretaria de Estado de Saúde desta quinta-feira (19) informa que o município tem quatro casos suspeitos e nenhum descartado.
 
Ainda de acordo com a Prefeitura, o caso descartado trata-se de uma criança de um mês que estava com suspeita de estar infectada pelo coronavírus.
 
Medidas de prevenção: nesta quarta-feira (18), foram suspensas as aulas da rede municipal. A Prefeitura determinou ainda que fossem cancelados os eventos abertos ao público programados pelo Executivo até o dia 29 de março. Visitações às entidades que fazem acolhimento de idosos, crianças e adolescentes e atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foram interrompidas. As suspensões são válidas por 10 dias.
 
São João Evangelista

Casos de coronavírus: de acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quinta-feira (19), dois casos suspeitos são investigados na cidade.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
 
São José do Jacuri

Casos de coronavírus: na cidade é investigado um caso suspeito de Covid-19, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quinta-feira (19).
 
Medidas de prevenção: foi decretado situação de emergência pela Prefeitura. Foram suspensas por 30 dias as atividades de capacitação, treinamento ou outros eventos oficiais que impliquem aglomeração de mais de 100 pessoas.
 
As aulas da rede municipal foram interrompidas até este domingo (22). Os profissionais da saúde trabalham em período integral, no horário normal de escala, enquanto durar o estado de emergência. Também estão sendo realizadas viagens apenas de oncologia, hemodiálise, acidentes e partos, ficando suspensas as viagens para realização de cirurgias eletivas e consultas ordinárias.
 
Teófilo Otoni

Casos de coronavírus: dados divulgados pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (19) mostram que a cidade apresenta quatro casos suspeitos da Covid-19. Já o boletim da Secretaria de Estado de Saúde desta quinta-feira (19) conta com um caso suspeito.
 
Medidas de prevenção: A Prefeitura da cidade informou a suspensão de todas as atividades que envolvem aglomerações, como a “Festa do Peixe”, “Conferência Municipal da Saúde” e os jogos estudantis.
 
Aulas na rede municipal, assim como nas creches e grupos de idosos, foram suspensas. O município informou ainda que a concessão de alvarás para realização de eventos particulares foi interrompida.
 
Timóteo

Casos de coronavírus: o boletim divulgado pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (19) informou que há 15 casos suspeitos e dois descartados. Nenhum confirmado. Já a Secretaria de Estado de Saúde contabilizou, até essa quinta-feira (19), quatro casos suspeitos e nenhum descartado.
 
Medidas de prevenção: a Prefeitura de Timóteo publicou um decreto nesta quarta-feira (18), estabelecendo medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. As propostas restringem atividades e posturas em todo o município pelo prazo de 15 dias.
 
Foram suspensas as atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizadas e que envolvam aglomeração de pessoas como eventos desportivos, shows, salão e casa de festas, feira, passeatas, entre outros. As aulas da rede municipal também foram interrompidas.
 
No transporte público, o decreto estabelece a redução de 50% da capacidade de lotação dos ônibus e que devem circular com as janelas abertas. A concessionária do serviço público fica obrigada a reforçar o número de veículos para atender a demanda, caso seja necessário.
 
Ainda de acordo com a Prefeitura, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres devem funcionar com a capacidade restringida a 30% da sua lotação e uma distância mínima de dois metros entre as mesas e cadeiras. Supermercados, farmácias e serviços de saúde devem funcionar normalmente.
 
Academias, clubes, saunas, quadras e campos desportivos devem suspender ou adequar o atendimento para evitar a concentração de pessoas. Nos cemitérios e capelas, devem-se limitar a presença dos familiares no momento do sepultamento.
 
Atendimentos eletivos em alguns serviços da cidade foram suspensos. As visitas a pacientes no Hospital Vital Brazil e aos idosos no Sodalício Tio Questor foram proibidas. As atividades de atendimento ao público da Assistência Judiciária e o Programa Humanizar foram suspensos.
 
Tumiritinga

Casos de coronavírus: de acordo com o boletim divulgado pelo Estado nesta quinta-feira (19), são investigados dois casos suspeitos de Covid-19 em Tumiritinga.
 
Medidas de prevenção: As festividades de aniversário da cidade, previstas para começar nesta quinta-feira (19), foram suspensas.
 
Os atendimentos eletivos domiciliares de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e fonoaudiologia aos idosos e portadores de doenças crônicas foram suspensos, exceto os casos de extrema necessidade. Também foram interrompidas todas as atividades em grupo realizadas pelo município.
 
Os pacientes que apresentarem os sintomas de Covid-19 devem ter prioridade nos atendimentos. O transporte de pacientes ficará restrito a condução ao serviço de urgência e emergência.
 
As aulas e atividades escolares ficam paralisadas até o dia 27 de março. O horário dos atendimentos internos na Prefeitura passou para 8h às 12h.
 
A liberação de alvarás de licença para a realização de eventos em locais públicos, abertos ou fechados está proibida.
 
Vargem Alegre

Casos de coronavírus: segundo a Secretaria de Saúde, até a manhã desta quinta-feira (19) um caso suspeito é investigado na cidade.
 
Medidas de prevenção: não foram divulgadas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »