14/04/2020 às 11h14min - Atualizada em 14/04/2020 às 11h14min

Casos de dengue crescem quase 80% em 2020, diz Prefeitura de Ipatinga

Entre janeiro a março deste ano foram 378 casos, contra 212 no mesmo período de 2019. Município orienta população a intensificar cuidados para eliminar criadouros do Aedes aegypti.

G1

A Prefeitura de Ipatinga divulgou nesta segunda-feira (13) o crescimento das notificações de dengue no município em 2020. Entre os meses de janeiro a março foram 378 casos, contra 212 no mesmo período de 2019, o que representa um aumento de quase 80%.
 
Para o município, mesmo enfrentando a pandemia mundial de Covid-19, a população não pode deixar de se prevenir contra a dengue, especialmente após o verão, quando historicamente os números da doença crescem.
 
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, alerta para a necessidade de que as pessoas intensifiquem os cuidados para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
 
Entre as recomendações estão: manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água; trocar água dos vasos de planta uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo e acondicionar pneus em locais cobertos.
 
Se as recomendações para a população são as mesmas de sempre divulgadas, já a atuação dos Agentes de Combate à Endemias sofreu alterações durante a pandemia, limitando as visitas às áreas externas das residências, como frente, lados e fundos das casas.
 
De acordo com o município, em todas as situações em que haja necessidade de tratamento de criadouros, o agente é instruído a utilizar os equipamentos de proteção individual, além de manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas presentes no momento da visita.
 
Além disso, os agentes que apresentarem qualquer sintoma respiratório anormal deve permanecer em isolamento, garantindo que apenas agentes aptos atendam à população.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">