350 ANIMAIS SÃO SALVOS EM BRUMADINHO
Pelo menos 348 animais foram resgatados vivos do crime ambiental de Brumadinho, ocorrido no dia 25 de janeiro – e infelizmente não contabilizou tantos resgates de seres humanos assim…
O balanço é da Vale, responsável pela Barreira do Córrego do Feijão, que se rompeu e despejou um mar de lama com rejeitos e poluiu a região.
Do total de bichos, quase 300 cães, gatos, bovinos, equinos, aves e répteis foram atendidos por psicólogos e veterinários voluntários, que são missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI). (vídeos abaixo)
Eles ajudaram no apoio psicológico às pessoas atingidas, resgate e também socorro a animais. A experiência de logística humanitária usada, eles trouxeram de outro desastre semelhante, o de Mariana, em 2015, onde também atuaram.
“Nossa missão não é de ‘front’, mas ela agiliza os trabalhos de urgência, garantindo a organização, controle, validade e fluxo de estoques e materiais de primeiros-socorros.
São ações de pouca visibilidade, mas fundamentais para que veterinários e voluntários cumpram bem seus objetivos,” explica o coordenador das missões humanitárias da FFHI, Ricardo Baumgartner.