27/05/2020 às 08h28min - Atualizada em 27/05/2020 às 08h28min

Hospital Márcio Cunha suspende cirurgias, consultas e exames eletivos por prevenção ao coronavírus

Cirurgias de urgência e consultas de pré-natal, ortopedia e oncologia serão mantidas. Medida valerá a partir desta quinta-feira (28).

G1
O Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, irá suspender todas as cirurgias eletivas agendadas nas unidades I e II por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (28). Serão realizadas apenas as cirurgias eletivas oncológicas, os procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência nas unidades de bloco cirúrgico do hospital e os casos serão avaliados de forma criteriosa.
 
Já os atendimentos às consultas ambulatoriais serão paralisados a partir do dia 1° de junho, no hospital e nas unidades descentralizadas, também sem previsão de serem retomados. Serão mantidas apenas consultas de pré-natal, consultas no ambulatório de ortopedia e consultas oncológicas na Unidade de Oncologia e no HMC II.
 
De acordo com o hospital, as medidas foram tomadas devido ao crescimento dos números de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na região, e ao aumento da utilização dos serviços hospitalares nos próximos dias. Tal iniciativa se faz necessária para organização dos serviços de saúde, garantia de manutenção de equipamentos de proteção individual e mobilização de profissionais para linha de cuidado do coronavírus.
 
Ainda segundo o hospital, será ampliada a oferta das coletas domiciliares e, a partir de segunda-feira (1°), a Central de Resultados terá horário de funcionamento diferente, de 7h às 13h. Já as unidades decentralizadas terão atendimento com as demandas reduzidas, mediante o agendamento. A unidade de oncologia do hospital mantém os serviços de quimioterapia e radioterapia, e o Centro de Odontologia Integrada (COI) mantém os atendimentos de urgência; os ambulatoriais foram reduzidos.
 
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mantenedora do HMC, ressalta que ‘’está preparada com equipes orientadas e altamente capacitadas que seguem com responsabilidade todos os protocolos estabelecidos para a situação, conforme orientação do Ministério da Saúde. A Instituição reforça a importância das pessoas ficarem em casa na medida do possível”.
 
O hospital afirmou ainda que continua suspensa, por tempo indeterminado, a presença de acompanhantes em todas as unidades da FSFX, exceto nos casos previstos em lei.
 
“O Hospital Márcio Cunha está preparado para enfrentamento da pandemia e está em constante atualização de seus protocolos para garantir assistência qualificada e segura aos seus usuários”, disse o hospital em nota.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">