03/07/2020 às 09h08min - Atualizada em 03/07/2020 às 09h08min

Polícia derruba mais um sistema de IPTV pirata e alerta assinantes

Kris Gaiato
Tecmundo
A polícia do Reino Unido derrubou, na última terça-feira (30), uma rede de IPTV pirata que opera sob os nomes Global e Global Entertainment. A operação não classificou o serviço como único alvo, portanto, é possível que outros fornecedores de IPTV sejam afetados.
 
Ao tentarem acessar o conteúdo, os usuários foram surpreendidos com um aviso de alerta. "Esta transmissão ilegal foi interrompida pela polícia de Norfolk e Sussex. Assistir transmissões ilegais é crime. O seu IP foi gravado. Você deve cessar imediatamente o acesso de todo o fluxo ilegal de mídia", diz a mensagem.
 
Operação contra redes IPTV

Como informado no aviso, o bloqueio das redes foi resultado de uma operação conjunta de duas forças policiais do país. No entanto, fóruns de IPTV especulavam que a mensagem era uma farsa para que o provedor roubasse o dinheiro dos assinantes.
 
"Os policiais estão cientes que circulam especificações online, afirmando que a mensagem na tela é falsa. No entanto, queremos deixar claro que se trata de uma operação policial genuína", informou as polícias de Norfolk e Sussex em um comunicado.
 
As forças policiais fizeram uma busca na área de Hollesley, no leste de Suffolk, onde prenderam um homem de 24 anos sob a suspeita de obter serviços desonestamente e convertê-los em atividade criminosa — conforme a seção 44 da Lei de Crimes Graves e a seção 11 da Lei de Fraudes. No entanto, o suspeito foi liberado após o interrogatório.
 
Avanço no combate à pirataria

Operações do gênero estão se tornando cada vez mais frequentes. No mês passado, por exemplo, a polícia espanhola anunciou o bloqueio de um sistema de IPTV com 2 milhões de assinantes.
 
A ação do Reino Unido, no entanto, representou um avanço coletivo no combate à pirataria. Esta foi a primeira operação policial que conseguiu usar o mesmo sistema de transmissão para enviar um aviso diretamente para os assinantes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">