14/07/2020 às 09h14min - Atualizada em 14/07/2020 às 09h14min

Donos de academias pedem reabertura do serviço

Matheus Aguiar
De acordo com o decreto 97, editado em 29 de maio pela prefeitura de Caratinga, ficam suspensas as atividades das academias, sendo essas consideradas potenciais de aglomeração. Neste mesmo documento, academias ao ar livre, em espaços públicos também foram proibidas. Há cerca de quatro meses sem reabrir, os proprietários estão se desdobrando para manter as contas em dias.

A justificativa para o fechamento das academias é que elas geram grande aglomeração. Mesmo assim, outros serviços com o mesmo potencial de disseminação da doença seguem funcionando. O governador do estado, Romeu Zema, afirmou em uma entrevista em maio que a decisão de reabrir academias deveria ser de cada prefeito. No plano “Minas Consciente”, programa do governo do estado para reabertura do comércio, mas não há diretriz exata para esse serviço. Em Belo Horizonte, a prefeitura autorizou a reabertura das academias mediante o cumprimento das medidas de segurança. Dada a falta de consenso, Fulvio entende que não há motivos para em Caratinga esses estabelecimentos ainda estarem fechados.
 
Na tentativa de driblar essa situação, algumas academias implementaram as aulas online, como foi o caso do estabelecimento do Fulvio Pires. Segundo ele, nessa modalidade é muito difícil de manter o foco dos alunos, e o resultado fica prejudicado. O empreendedor afirma que está preparado para fornecer todas as medidas de segurança para os alunos retornarem às aulas presenciais.

Vale ressaltar que após uma decisão liminar concedida em maio, o município deve seguir o determinado no Decreto Estadual nº 47.886/20 e na Deliberação nº 17/20 do Comitê Extraordinário COVID-19, o que impossibilita a reabertura das academias. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Caratinga, o recurso interposto pelo município ainda não foi julgado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">