24/07/2020 às 08h52min - Atualizada em 24/07/2020 às 08h52min

Programa Voz do Brasil comemora seus 85 anos

Matheus Aguiar
A ópera O Guarani, do compositor Carlos Gomes é marca registrada na memória brasileira por causa do programa. A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico estatal, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Sua transmissão ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, em todas as emissoras radiofônicas brasileiras. O programa tem 1 hora de duração e é sempre apresentado entre às 19 e 22 horas. Com mais de 8 décadas de difusão, A Voz do Brasil além de informar, já influenciou a carreira de radialistas.

O programa foi transmitido pela primeira vez no dia 22 de julho de 1935 com o nome de Programa Nacional. Ele foi criado por Armando Campos, que era amigo de Getúlio Vargas, e que por sinal, era o presidente na época. Entre 1938 foi batizado com o nome Hora do Brasil. Em 1971, por determinação do ex-presidente Médici, o nome foi modificado para “A Voz do Brasil”. Além de notícias sobre o governo federal, o programa levou informações sobre a Segunda Guerra Mundial, a chegada pela primeira vez do homem à lua, sobre a queda do muro de Berlim e sobre as conquistas brasileiras da Copa do Mundo.

Inicialmente, a intenção do programa era de popularizar o Estado Novo, da Era Vargas, por meio apenas de informações do poder executivo. Mas quando foi instituído sua transmissão não era obrigatória. A história nos mostra como o programa radiofônico sempre foi um dos principais canais de publicidade para os governos. Em 1971, durante a ditadura militar, a difusão do programa passou a ser obrigatória por parte de todas as emissoras de rádio do país. Essa obrigatoriedade do programa já foi questionada por muitos deputados no Congresso Federal. A força institucional do programa é tanta, que ele se mantém no ar mesmo o país tendo passado por quatro constituições, desde sua criação na década de 30.

Ainda hoje, em muitas localidades o programa é uma das únicas fontes de informação. Levando conteúdos relevantes sobre o Brasil, divulgando direitos do cidadão, e é claro, notícias do Congresso e do Governo Federal. Pela sua obrigatoriedade, ele alcança quase a totalidade da população. Não se sabe até quando o programa será transmitido, mas independe disso, sua presença na história brasileira será sempre lembrada.





 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »