31/07/2020 às 09h58min - Atualizada em 31/07/2020 às 09h58min

Ministério Público da comarca de Caratinga solicita informações de registros de Covid-19 dos municípios da região

Hérisder Matias
O ofício foi enviado aos 11 municípios da Comarca de Caratinga. No documento, o promotor Jorge Victor Barreto solicita aos gestores informações sobre o número de registros suspeitos, pessoas notificas e casos de COVID-19 que evoluíram a óbito. O promotor inclusive solicita o perfil e o local de moradia de cada um dos pacientes. O objetivo, segundo o próprio promotor, é que a partir dos dados, discutir com os gestores, a inserção dos municípios no programa estadual Minas Consciente. Dos 11 municípios da Comarca de Caratinga, apenas Ubaporanga, Córrego Novo e Entre Folhas aderiram ao programa, que tenta orientar a retomada coordenada e gradual da economia, baseada em critérios e dados epidemiológicos.

Atualmente, 8, dos 11 municípios estão se baseando na Deliberação 17, que regula restrições e recomendações de funcionamento dos setores públicos, do comércio e de serviços essenciais. O promotor diz que o Programa Minas Consciente em divido em ondas, onde cada uma delas é alterada de forma progressiva, considerando a capacidade assistencial e a evolução da COVID-19 em cada macrorregião de saúde.

O promotor disse que aguarda uma resposta dos municípios da Comarca de Caratinga, e que o gestor que não responder ao ofício, pode ter o nome ingressado judicialmente em uma ação. Ele explicou que as ações das prefeituras serão fiscalizadas pelo Ministério Público.

A nossa equipe entrou em contato com os 11 municípios da Comarca. As prefeituras de Caratinga e Imbé de Minas informaram que está analisando a nova proposta do Minas Consciente. Resposta também dada por Vargem Alegre, ressaltando que todo os estabelecimentos são fechados às 17h, inclusive supermercados e farmácias. Bom Jesus do Galho e Santa Bárbara do Leste disseram que vão aderir ao Programa Minas Consciente. Ubaporanga, Entre Folhas e Córrego Novo já aderiram ao programa há pelo menos um mês. A cidade de Piedade de Caratinga informou que não irá aderir ao programa. Nós não conseguimos falar com as prefeituras de Santa Rita de Minas e Pingo D’água.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">