12/08/2020 às 08h58min - Atualizada em 12/08/2020 às 08h58min

Psicóloga alerta para os cuidados com a saúde mental durante a pandemia

Matheus Aguiar
Distanciamento social, excesso de notícias pesadas e trabalho em casa. Tudo isso pode trazer consequências negativas para saúde mental, traduzidas em estresse, ansiedade e depressão. De acordo com a psicóloga Anya Leitão, o desequilíbrio emocional tem relação direta com um hormônio muito importante do nosso corpo.

Para uma melhora na saúde mental, a psicóloga indica que o sono é o primeiro passo nesse caminho. A implementação de hábitos saudáveis promove uma espécie de resposta mais positiva do Cortisol. Mas e o problema da insônia tão comum atualmente?

O modelo trabalho home office e a convivência maior com os familiares em casa, pode ser também um motivo de estresse. Isso porque a privacidade e o refúgio dos problemas da casa, tomam agora um contorno mais limitado.

O estresse motivado pelo distanciamento social também pode levar a alterações imunológicas, com maior produção de substâncias inflamatórias mesmo em pessoas que não foram infectadas. Isso significa que a resposta do corpo ao vírus pode ficar enfraquecida. Procurar ajuda de um profissional de psicologia pode ser crucial nesse momento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">