19/08/2020 às 09h12min - Atualizada em 19/08/2020 às 09h12min

Estação chuvosa promete ser mais seca este ano

Matheus Aguiar
A primavera marca o início da estação chuvosa, porém a estimativa é de que seja mais seca este ano. Em setembro chuvas esparsas podem ocorrer em algumas áreas da região Sudeste, mas o tempo seco deve predominar na maior parte do mês. Nessas condições o cafeicultor deve intensificar ações de manejo da lavoura.

Segundo as análises da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), apesar da possibilidade de ocorrência, ao longo do mês, de chuvas esporádicas, as precipitações poderão permanecer um pouco abaixo da média nas regiões cafeeiras do Sul de Minas e das Matas de Minas. Em outubro, as chuvas poderão ocorrer com maior frequência em Minas Gerais (Triângulo Mineiro, no Oeste e no Sul de Minas). Porém na parte mais ao norte do estado, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e na região do Rio Doce, o tempo deve continuar seco. A Daniele é engenheira agrônoma e especialista em cafeicultura pela Universidade Federal de Lavras e representa a inspetoria do CREA de Caratinga.

A temperatura atmosférica entre setembro, outubro e novembro, poderá ficar pouco acima da média em todo o estado de Minas Gerais, principalmente na parte mais a oeste do Triângulo Mineiro. Já em outubro a temperatura deve ficar acima da média em todo o Brasil e, para novembro, são esperadas temperaturas dentro da média para Minas Gerais.

Com a previsão de seca ou de pelo menos atraso na chegada das chuvas efetivas para a agricultura, os cafeicultores devem empregar esforços para realizar um bom manejo da lavoura. Se feito de forma adequada, o manejo favorecerá a passagem deste período mais seco, causado pelas chuvas irregulares e de baixo volume, evitando assim a queda de folhas e, consequentemente, baixas produtividades na próxima safra.

O bom estado nutricional da planta irá contribuir para a lavoura passar por este período de possível estresse hídrico. A calagem, que significa colocar calcário no terreno a ser plantado, favorece o fornecimento de cálcio e magnésio que são elementos essenciais para as plantas. O uso de irrigação, quando possível, pode também favorecer a lavoura neste período de escassez de chuva.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">