26/08/2020 às 09h07min - Atualizada em 26/08/2020 às 09h07min

Parceria entre Prefeitura, Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Militar do Meio Ambiente busca prevenir queimadas

Lucas Humberto
A altura e a vista são de tirar o fôlego. A beleza de Caratinga, e a visão dos morros, em todas as direções. A primavera que chega em setembro, traz beleza a terra, ressaltando o verde. Mas a fumaça das chamas também pode fazer uma pessoa perder o fôlego. O mês é conhecido historicamente por ser um dos períodos em que as queimadas e incêndios em pastos e lotes causam danos graves ao meio ambiente, afetando flora e fauna das áreas de proteção ambiental de Caratinga. Buscando prevenir estes episódios, teve inicio nesta terça-feira, dia 25 de Setembro, uma campanha de conscientização e prevenção a queimadas, em um trabalho conjunto da Prefeitura de Caratinga, através do departamento de educação ambiental, da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros Militares de Caratinga. O trabalho busca conscientizar moradores próximos a quatro áreas de proteção ambiental do município durante o próximo mês: A Pedra Itaúna, o Parque Municipal, a Cachoeira do Bom Será e a RPPN Feliciano Miguel Abdala. Aline Angelo, diretora do departamento de educação ambiental de Caratinga falou um pouco sobre os objetivos e a parceria no projeto.

Cabo Edil, da Polícia Militar de Meio Ambiente, destacou que setembro é conhecido por ser um mês crítico no trabalho contra queimadas e incêndios. O militar afirmou ainda que busca orientar as pessoas sobre o uso dos espaços.

Pessoas que cometem crime ambiental como incêndios podem sofrer a penalidade de reclusão, além de multa baseado na área incendiada. Aqueles que jogam lixo em áreas de preservação também podem ser autuados. O subcomandante do pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Caratinga, Subtenente Gildo, explicou que o combate as chamas em locais como a Pedra Itaúna podem ser complexos, e que a prevenção traz melhores resultados.

Preserve o meio ambiente, e colabore para que a beleza dele esteja disponível de forma limpa para todos.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »