24/09/2020 às 08h32min - Atualizada em 24/09/2020 às 08h32min

Conheça os itens de segurança para não receber uma cédula falsa

Fabio Teodoro
Segundo a PM, as notas falsas de R$ 200 apreendidas foram encaminhadas para a Polícia Federal em Governador Valadares.
A população deve ficar atenta para não receber uma nota falsa. A cédula da Segunda Família do Real tem a figura da República na frente e o lobo-guará estampado no verso. Ela é impressa em papel fiduciário, que tem uma textura mais firme e áspera que o papel comum. As cores predominantes da nova cédula são cinza e sépia (um tom de marrom amarelado). Ela tem o mesmo tamanho da cédula de R$ 20.

A diretora de administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, explica os elementos de segurança da nova nota de 200 reais. A começar pelos itens que a gente descobre com a visão.
 
Carolina também mostra os elementos que são apurados por meio do tato.
 
A diretora do Banco Central apresentou ainda os elementos que são possíveis de descobrir com nossa curiosidade.
 
Para saber mais sobre a nova cédula é só acessar este link.

E o que devo eu devo fazer ao suspeitar que uma nota é falsa? Após conferir os principais itens de segurança e, se possível, comparar a nota com outras de mesmo valor e desenho, se ainda persistir suspeita quanto à sua autenticidade, você deve recusar a cédula.

Se você já tiver recebido, sem perceber, uma nota suspeita, evite problemas. Não passe a cédula adiante. A falsificação é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. Encaminhe a nota para exame na rede bancária, solicitando o recibo de retenção.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">