24/09/2020 às 09h19min - Atualizada em 24/09/2020 às 09h19min

Data chama atenção para bicicleta como alternativa de mobilidade urbana

Fabio Teodoro
Este é o meio de transporte de Roberto Bevitori. Ele trabalha como mecânico numa loja de bicicletas da Praça Calógeras em Caratinga. Todos os dias, ele vai da casa para o trabalho pedalando.

Não há dados muito consolidados sobre a realidade de pessoas como Roberto no Brasil. De acordo com o relatório mais atual sobre os ciclistas, denominada Perfil do Ciclista 2018, da Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta, 75,8% utilizavam o meio de transporte para ir ao trabalho, 61,9% para o lazer, 55,7% para fazer compras e 25,4% para ir à faculdade.

As principais motivações para pedalar são rapidez e praticidade (34,8%), saúde (25,8%) e custo (22%).
 
Roberto destaca que usa a bicicleta como meio de transporte já faz bastante tempo.
 
Cada vez mais, as bicicletas vêm se tornando uma alternativa de mobilidade urbana. Igor Rogério, vendedor da loja, ressalta que é grande a procura por quem quer comprar uma bicicleta para ser utilizada como meio de transporte.
 
Grande parte da população não conta com a possibilidade do transporte por carro. Por ser um veículo de baixo custo e acessível, a bicicleta se tornou uma alternativa de mobilidade.
 
Segundo a União de Ciclistas do Brasil, apesar da presença quantitativa das bicicletas no país, ela ainda é pouco valorizada como meio de transporte tanto entre as pessoas quanto no planejamento das cidades e das estruturas de mobilidade.

Ainda de acordo com a entidade, a frota de bicicleta é maior do que a de automóveis. Contudo, o Brasil continua priorizando os veículos individuais motorizados. 80% da infraestrutura viária nas cidades é dedicada ao carro e à moto, que transporta menos de 30% da população. Existe um desequilíbrio muito grande. A maioria das pessoas se locomove a pé, de bicicleta ou de transporte público.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">