30/09/2020 às 09h52min - Atualizada em 30/09/2020 às 09h52min

Subsecretário da área de saúde do estado garante que em outubro Samu estará disponível para Caratinga

Matheus Aguiar
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) chegam à fase final da primeira etapa de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Leste / Vale do Aço. A iniciativa irá beneficiar cerca de 1.500.000 milhão de usuários de 86 municípios, cobrindo 100% das 08 microrregiões da área de abrangência das Regionais de Governador Valadares e Coronel Fabriciano. Durante esta manhã, o subsecretário de políticas e ações de saúde do estado esteve no município para encaminhar a implantação do serviço.

Durante a entrega de equipamentos para a implantação do SAMU em Caratinga, no dia 22 de julho, a secretária de saúde, Jacqueline Marli, afirmou que o serviço estaria disponível em agosto. Já em setembro, entramos em contato com o diretor executivo do CONSURGE, Narcélio Alves, e foi informado que nos dias 12 e 13 as pessoas aprovadas no processo seletivo do CISVALES de 2016, passariam por treinamento e no dia 15 desse mês o SAMU já poderia começar a atuar em Caratinga. Durante a visita do subsecretário de saúde, a promessa ganhou nova data.

Segundo o diretor-executivo do CONSURGE, a base de Caratinga receberá uma ambulância do tipo Unidade Básica de Serviço (UBS), que contará com o trabalho de um condutor socorrista e um técnico de enfermagem.

Para a viabilização do Programa, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde-MG, repassou mais de R$ 5 milhões para o convênio de implantação. Porém esse serviço também terá um custo para o município.

O SAMU irá compartilhar a mesma sede com o Corpo de Bombeiros. Entretanto, embora a área de atuação deles confira atribuições diferentes, eles atuarão de forma complementar.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">