05/10/2020 às 16h51min - Atualizada em 05/10/2020 às 16h51min

Moradora de Caratinga recebe sementes suspeitas da China

Matheus Aguiar
A história começou em julho de 2019, quando a dona Magaly Áurea, de 61 anos, comprou pela primeira vez em uma plataforma virtual de compra e venda de produtos. Na época, os itens de vestuário e de casa não chegaram na residência dela, e a loja ofereceu a possibilidade de uma nova compra. Foi quando a moradora do bairro Santa Cruz optou por adquirir bonsais, que são plantas em miniatura. Porém o que chegou na casa dela, em dezembro, foram embalagens pequenas com escritos em chinês. A vendedora autônoma chegou a abrir uma delas e constatou que poderiam ser sementes de plantas.

Enquanto a primeira compra demorou meses para ser confirmada pela empresa e posteriormente ser cancelado o envio, a segunda tentativa da dona Magaly, dessa vez de comprar bonsais, rapidamente obteve uma resposta. As sementes chegaram dias depois da efetuação do pedido, o que gera a hipótese de que elas já haviam sido enviadas antes mesmo da compra das plantas.

Nesta semana, o ministério da agricultura informou o recebimento de 36 denúncias sobre o recebimento de pacotes de sementes não solicitadas. As sementes foram encaminhadas para a engenheira agrônoma Daniele Teixeira, que fará o envio para o Ministério da Agricultura. Ela explicou que nesses casos é de suma importância que a pessoa não abra os pacotes e muito menos plante as sementes.

Em nota, a EMATER reforçou a recomendação da engenheira agrônoma sobre como proceder nesses casos. Além disso, a Empresa de assistência técnica e extensão rural de Minas Gerais, alertou que estes materiais podem ser extremamente perigosos para a nossa produção vegetal, ameaçando principalmente a produção de alimentos.

As sementes agora seguirão rumo ao Ministério da Agricultura onde serão realizadas as análises necessárias. Depois dessa experiência, Magaly não pretende voltar a comprar no mesmo aplicativo, mas desconfia se vai receber algum pedido suspeito novamente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »