06/10/2020 às 09h09min - Atualizada em 06/10/2020 às 09h09min

A pouco mais de um mês para o pleito, urnas eletrônicas chegam às zonas eleitorais em Caratinga

Fabio Teodoro
As urnas eletrônicas que serão utilizadas nos 853 municípios mineiros começaram a ser enviadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aos cartórios e postos de atendimento no dia 14 de setembro.

Elas ficam armazenadas em um depósito do Tribunal na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde passam por manutenção e limpeza antes de cada eleição. Para o envio aos municípios, cada uma foi embalada cuidadosamente em uma caixa própria e organizada em um caminhão para o transporte.

A chegada das urnas até as zonas eleitorais de Caratinga representa o início da preparação do processo eleitoral.
 
As urnas eletrônicas foram guardadas nas sedes dos cartórios. No final de outubro, começa a ser feita a carga das urnas.
 
O caminhão que transporta as urnas é lacrado.
 
Também existem urnas reservas caso algum equipamento apresente problema durante o processo de votação.
 
Além das urnas, a equipe da Coordenadoria de Controle Patrimonial (CCP) do TRE é responsável por organizar e enviar para as zonas eleitorais todo o material utilizado nas eleições, como canetas, cartazes e os cadernos de votação.

Neste ano, a tarefa ganhou proporções ainda maiores, já que todos os cartórios e postos de atendimento receberão itens como álcool em gel, álcool líquido, máscaras e protetores faciais, para garantir a proteção de mesários e eleitores e minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">