21/10/2020 às 16h07min - Atualizada em 21/10/2020 às 16h07min

Núcleo do câncer promove ação para incentivar a prevenção do câncer de mama

Matheus Aguiar
Mais do que qualquer outra parte do corpo humano, os seios são fonte de variadas simbologias nas diferentes culturas. Órgão da amamentação e símbolo de feminilidade, eles são ao mesmo tempo fonte de inspiração, desejo e ternura.

Na intimidade, associam-se à sexualidade e ao prazer. Quando expostos publicamente, podem expressar ousadia e protesto, mas também ser objeto de sensualidade e estratégias de marketing.

Mas a mama também adoece. Entre as doenças que atingem essa glândula, a que mais preocupa é o câncer, por ser o mais incidente e a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres no Brasil. Nenhuma outra situação pode ser mais relevante do que a própria saúde. E é justamente baseado nisso, que a campanha Outubro Rosa estimula o cuidado, a prevenção e por meio da informação, tenta romper com preconceitos.

Anualmente, a instituição promove eventos, reuniões e palestras como forme de conscientizar sobre o câncer de mama. Neste ano, o núcleo continua empenhado na campanha do Outubro Rosa, porém, devido às recomendações de segurança contra a pandemia do novo coronavírus, as ações serão exclusivamente pela internet.

O núcleo do câncer oferece atendimento nutricional, assistência social, fisioterapia, atendimento psicológico e também atua como fonte de informação para os pacientes oncológicos de Caratinga. Atualmente, a instituição atende cerca de 1000 pessoas, divididas entre 14 municípios da microrregião. O serviço, que é gratuito, também teve que passar por atualizações tendo em vista o contexto de pandemia.

Entre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama estão a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter o peso adequado. Essas ações são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas. Por isso, antes de mais nada, o auto exame e a percepção das alterações no próprio corpo são primordiais na prevenção do câncer. Para quem precisar de atendimento ou informações, o telefone de contato do núcleo do câncer é o (33) 3321-7042.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">