03/12/2020 às 14h39min - Atualizada em 03/12/2020 às 14h39min

VOLVO VENDERÁ SÓ CARROS ELÉTRICOS A PARTIR DE 2030, DIZ CEO

Reinaldo Zaruvni
Tecmundo
Seguindo estratégias tecnológicas mundialmente adotadas, a fabricante suíça Volvo pretende, até 2030, eletrificar todo seu portfólio e passar a vender apenas carros elétricos, de acordo com Hakan Samuelsson, CEO da companhia. "Não seria uma surpresa tão grande para mim", declarou o executivo à Forbes, ainda que a gigante não tenha anunciado quando encerrará a produção de veículos movidos a combustíveis fósseis. De qualquer modo, o caminho já está sendo traçado.
 
Se, neste ano, o plano é fazer com que 20% das suas vendas sejam de elétricos, em 2025, espera-se que a taxa atinja 50%. A expectativa, ainda, é de que 1 milhão de carros elétricos da marca estejam nas ruas no mesmo período. "Nosso próximo passo é definir regras claras a respeito de quando abandonaremos o motor de combustão", explica Samuelsson.
 
A dica, complementa, é ficar de olho nas tendências: "Uma vez que se percebe que mecanismos de petróleo e diesel não fazem parte do futuro, é relativamente fácil entender a necessidade de se mover com agilidade neste novo mundo."
 
Futuro elétrico

Tais comentários surgiram depois que a Nikkei Asian Review relatou a possibilidade do banimento de motores de combustão no Japão lá por 2030. Além disso, em novembro, o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson anunciou um plano de "revolução industrial verde", afirmando que o país eliminará a comercialização de novos veículos movidos a combustíveis fósseis em 2030, uma década mais cedo que o pensado inicialmente.
 
Hakan Samuelsson, por sua vez, concorda com as medidas: "Ninguém é capaz de construir um negócio de sucesso se baseando em incentivos. Mesmo que ações brandas possam encorajar a indústria a se desenvolver do jeito certo, é mais eficiente que governos definam cronogramas bem estabelecidos que digam respeito a um futuro elétrico", defende o CEO.
 
Recentemente, a Volvo revelou que toda a linha de caminhões da marca terá versões não poluentes já em 2021. No Brasil, serão lançados, até 2025, cinco modelos de carros elétricos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »