07/12/2020 às 15h33min - Atualizada em 07/12/2020 às 15h33min

PRAZO FINAL PARA O CADASTRAMENTO ESCOLAR 2021 TERMINA NO DIA 11

Fabio Teodoro
Para fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), os pais e responsáveis devem acessar o site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

"O importante no ato da inscrição é que você tenha o CPF em mãos e também o CPF, a identidade ou a certidão de nascimento do estudante. Porque esses dados são imprescindíveis para que você consiga fazer esta inscrição", disse Simone Camila Corrêa de Paula, diretora educacional da SRE.

A preocupação da superintendente de ensino Landislene Gomes Ferreira é que o cadastramento iniciou no dia 16 de novembro e ainda há muitos cadastros a serem feitos. A procura pelo cadastramento tem sido baixa.

"Outros colegas superintendentes também estão nesse mesmo empenho devido a essa baixa procura para o cadastramento no Sucem. E nós queremos chamar a atenção da importância de realizar o cadastro. Ele termina no dia 11", afirmou Landislene.
O cadastro é importante porque é por meio dele que a SRE faz o planejamento para o atendimento e recebimento dos alunos nas escolas.

"Nós precisamos nos organizar quanto ao transporte escolar, aos materiais, à preparação da escola para receber o seu filho, se nós vamos precisar contratar mais professores, fazendo mais designações de servidores para este atendimento, conforme a demanda que a escola vai receber. Então, é muito importante que todos procurem as escolas ou do conforto da sua casa realizem esse cadastro escolar para 2021", explicou Landislene.

OFF4: Os 24 municípios da área de responsabilidade da SRE aderiram ao Sucem. Todos os estudantes que vão entrar nas escolas públicas das redes municipal e estadual precisam fazer o cadastro. Simone reforçou que os pais ou responsáveis devem informar o endereço real de sua residência.

"Porque a locação dos estudantes será feita por zoneamento. Então, no ato da matrícula, e a gente quer chamar muito a sua atenção, pai e responsável, essa inscrição não é a matrícula. É o momento de inscrever para que você garanta a vaga na escola mais próxima da sua casa. Após esta inscrição, você vai ter no dia 18 de janeiro o resultado dessa locação. Nesse mesmo site você vai acessar e ver para onde seu filho foi encaminhado. É importante dizer que neste momento o cadastro serve para alocar o estudante na escola mais próxima", explicou Simone.

Aqueles que encontrarem problemas durante o acesso ao sistema ou que não têm internet, podem procurar a escola mais próxima para realizar a inscrição.

"Como o Sucem é um sistema tanto para a escola estadual quanto para a municipal, toda a rede tem profissionais na escola preparados para auxiliar os pais nesse momento. Então, os pais que tiverem dificuldade podem procurar a escola mais próxima da sua casa para realizar este cadastro. Todos os protocolos sanitários estão sendo observados para a gente garantir acima de tudo a saúde da comunidade e a nossa saúde", completou Simone.

Devido à pandemia de Covid-19, o ano letivo 2020 vai encerrar dia 27 de janeiro e em fevereiro os alunos estarão de recesso escolar. Em março terá início o calendário escolar 2021, mas se as aulas serão presenciais ou online ainda não há uma definição do Governo de Minas.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »