07/12/2020 às 17h09min - Atualizada em 07/12/2020 às 17h09min

COMO RECUPERAR MENSAGENS APAGADAS DO WHATSAPP?

Thiago Simões
Tecmundo
Sabe aquela mensagem importante que você acabou deletando do WhatsApp e não sabe mais como encontrá-la? Ou então aquele contato que em uma ocasião deixou de salvar na sua lista de telefones, mas agora está precisando achá-lo?
 
Se você é um usuário de celulares Android ou iPhone (iOS), saiba que é possível recuperar praticamente tudo o que foi perdido no mensageiro digital. Atualmente, existem diversos caminhos para recuperar os textos e contatos. O melhor de tudo é que não será necessário utilizar aplicativos de terceiros para realizar o processo e sim apenas o próprio WhatsApp. Então, siga as seguintes etapas:
 
- realize o backup automático;
- desinstale o WhatsApp;
- reinstale o WhatsApp.
Abaixo, explicaremos detalhadamente como tudo deve ser feito, passo a passo, dependendo do sistema do seu celular.
 
1. Backup automático
Tudo fica mais fácil se o backup automático estiver ativado. Caso não esteja habilitado, basta clicar nos três pontinhos que aparecem na parte superior direita da tela do aplicativo e seguir este caminho: "Configurações do WhatsApp > Conversas > Backup de Conversas > Fazer Backup".
 
Vale destacar que todas as conversas serão armazenadas na sua conta do Google Drive, necessitando assim de uma conta do Google vinculada ao programa. Isso acontecerá caso o seu celular for do sistema Android.
 
Se o smartphone for um iPhone, todos os textos serão armazenados na sua conta do iCloud. Essa é a única diferença encontrada entre os dois sistemas.
 
Fique atento ao último item da tela. Você poderá determinar o tempo para que o backup seja realizado, podendo ser diariamente, semanalmente, mensalmente ou de forma manual, ou seja, no momento que achar mais adequado.
 
2. Desinstalar e reinstalar o WhatsApp
Depois de fazer o processo acima, tanto no iOS quanto no Android, é necessário desinstalar o mensageiro do seu celular e instalá-lo novamente.
 
Após instalar novamente o WhatsApp, basta aceitar a realização do backup. Dessa forma, você vai recuperar conversas antigas que haviam sido perdidas.
 
Restauração manual via gerenciador de arquivos
 
Caso você não tenha habilitado o backup automático, ainda é possível ter esperanças. O WhatsApp salva automaticamente algumas conversas no seu gerenciador de arquivos e será por ele que você conseguirá restaurar as conversas. O processo é um pouco mais complexo, mas fácil de ser feito.
 
Basta entrar no gerenciador de arquivos do seu celular e seguir o caminho: "Armazenamento Interno > WhatsApp > Databases".
 
Os arquivos acima foram salvos automaticamente pelo WhatsApp dentro da memória interna do seu celular. O de nome "msgstore.db.crypt12" é o principal. Ele sempre será o baixado pelo mensageiro na hora da restauração.
 
Caso você queira baixar um dos outros arquivos (nomeados com data), basta alterar o nome para "msgstore.db.crypt12". Dessa forma, o aplicativo reconhecerá o indicado como o documento a ser restaurado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »