10/12/2020 às 09h02min - Atualizada em 10/12/2020 às 09h02min

7 DICAS PARA UMA COMPRA ONLINE FÁCIL E SEGURA

Equipe Tecmundo
Tecmundo
Os últimos meses são uma das melhores épocas do ano para adquirir aqueles produtos tão desejados por valores mais em conta, aproveitando as promoções. Aqui no Brasil, em vez de correr para as lojas, os consumidores vão para a frente das telas, mergulhando de cabeça no frenesi das compras online.
 
A única preocupação é a possibilidade de sofrer golpes no comércio eletrônico, pois costumam se ampliar nesse período. De anunciantes gananciosos a cibercriminosos de olho em dinheiro e dados, há muitos perigos aos quais devemos ficar atentos.
 
A boa notícia é que você pode se antecipar a essa onda nas atividades online se protegendo de golpes de phishing e esquemas desonestos* que direcionam o fluxo de dinheiro digital para os vigaristas, desde aplicativos e sites falsos até e-mails maliciosos fingindo entregar informações sobre encomendas.
 
Para evitar esses problemas e o estresse gerado por eles, siga as dicas a seguir para fazer compras online mais seguras.
 
1. Visite apenas sites oficiais
Essa é a dica mais óbvia, tendo em vista todos os sites e aplicativos falsos espalhados por aí. Baixe apps somente em lojas oficiais e sempre digite a URL deles na barra de endereço, para ter certeza de que está acessando a página oficial desejada.
 
Você também vai perceber que a maioria (ou todos) dos sites oficiais usam https, para garantir uma conexão criptografada entre você e eles.
 
shopping-blog-https
 
2. Evite golpes de phishing
Desconfie de todos os e-mails com promoções e nunca clique nos links dessas mensagens, já que eles podem levá-lo a um golpe de phishing. Se encontrar alguma coisa sedutora em sua caixa de entrada, siga a primeira dica e digite você mesmo o URL no navegador.
 
3. Compare preços
Antes de clicar no carrinho para finalizar as compras, abra uma nova aba e pesquise o mesmo item em outras lojas, para ver se o preço é parecido. Se você nunca ouviu falar de determinada marca, procure produtos similares de marcas famosas e veja se os preços estão alinhados. Caso o produto seja muito mais barato do que os outros, é preciso descobrir o motivo.
 
Lembre-se: quando uma promoção parece boa demais para ser verdade, provavelmente é um golpe, principalmente durante datas especiais do comércio, como a Black Friday.
 
4. Permaneça anônimo usando VPN
Quando você usa VPN, dirige por uma rodovia cibernética em um carro alugado com vidros espelhados. Trata-se de uma conexão criptografada para esconder seu endereço IP e impedir que predadores virtuais vejam seus dados pessoais e definam seu perfil.
 
Suas credenciais de acesso, informações bancárias e identidade ficam protegidas. Mas certifique-se de selecionar seu país preferido no aplicativo VPN, para que os sites exibam a moeda desejada.
 
5. Use um bloqueador de anúncios
As dicas anteriores são para sua proteção, mas esta é para sua sanidade. Certas ferramentas de segurança podem eliminar os aspectos mais estressantes e entediantes das compras de fim de ano.
 
O uso de um bloqueador de anúncios poupa o tempo extra de carregamento das páginas e a dor de cabeça de ser bombardeado com anúncios, a maioria mostrando produtos vistos anteriormente. Você ficará mais focado, e as páginas irão carregar mais rapidamente.
 
6. Não armazene informações de pagamento
À medida que você visita sites, especialmente quando fecha uma compra depois da outra, recebe inúmeros pedidos para abrir novas contas e salvar as informações de seu cartão de crédito.
 
Sugerimos veementemente ignorar esses pedidos. É preciso compartilhar, salvar e armazenar o menor número possível de informações pessoais na internet.
 
7. Tenha limite
Procure usar inteligentemente seu limite de crédito. Uma análise rápida do extrato do cartão revela se alguma coisa errada apareceu por lá.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »