16/12/2020 às 08h42min - Atualizada em 16/12/2020 às 08h42min

PROFESSOR DE UBAPORANGA VENCE PREMIAÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Matheus Aguiar
A plataforma desenvolvida pelo professor de biologia da Escola Estadual Dom Cavati, de Ubaporanga, teve grande aceitação por parte de todos envolvidos no processo educativo da escola. O desafio do ensino remoto pegou todos de surpresa, e a proposta de Emanuel foi justamente para facilitar o processo de educação neste momento.

O GEPOD, sigla para Gestão Escolar na Ponta dos Dedos, é um sistema virtual que integra dados de professores e alunos e promove a comunicação entre eles. Por meio da plataforma, todo o material educativo fica disponível e o processo de desenvolvimento das atividades pode ser feito de forma orientada. Além disso, existe a possibilidade de fazer um contato direto para o Whatsapp de qualquer uma das pessoas cadastradas no programa. O professor fez uma breve demonstração de como funciona a plataforma desenvolvida por ele.

A plataforma está sendo utilizada pela escola desde maio, e de acordo com Emanuel houve uma aceitação muito boa dos usuários. Professores e alunos têm acesso a diferentes ferramentas dentro do GEPOD, estando disponíveis aquelas adequadas a cada necessidade.

A iniciativa do professor consegue ajudar também na questão burocrática das escolas. Os relatórios e dados requeridos pela secretaria de Estado de Educação que levam horas para serem gerados, por meio do GEPOD podem ser feitos em questão de segundos. A eficiência é tanta, que a plataforma poderá ser utilizada em boa parte das escolas estaduais nos próximos anos. E o professor lembra que não são só os professores e alunos que gostaram do projeto.

Embora Emanuel seja professor de ciências e biologia na escola, ele é graduado também em pedagogia e em computação. A familiaridade e o gosto pela tecnologia foram essenciais para que ele tenha desenvolvido uma plataforma que foi muito bem aceita pela comunidade escolar. Emanuel venceu a 5ª edição do Prêmio Inova Minas, uma proposta do governo do estado que avalia as iniciativas dos servidores públicos. Na avaliação final, de 200 pontos, o GEPOD alcançou a 180, tendo sido o projeto mais bem avaliado e ficando em primeiro lugar na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »