26/03/2019 às 15h55min - Atualizada em 26/03/2019 às 15h55min

Golpes virtuais: saiba como se prevenir e identificar crimes virtuais

Idosa perde 140 mil reais para scammer. Conheça a ameaça virtual e saiba como identificar.

Lucas Humberto
Esta semana foi registrado pelo 62° Batalhão de Polícia Militar de Caratinga um caso inusitado, porem cada vez mais comum: Uma mulher de 60 anos, teve um prejuízo de cerca de R$ 190 mil após ser vitima de um golpe pela internet, realizado por um scammer, um tipo de golpista especializado em perfis falsos.

No caso de Caratinga, o golpista afirmava que era um soldado americano, em missão no Afeganistão. Contava à história que havia perdido a esposa em um trágico acidente, e que deixou uma filha sozinha. Mas agora, com a nova amizade, via que era hora de seguir em frente e se apaixonar novamente. Mais do que isso: Havia recebido uma recompensa da ONU de 400 mil dólares, e desejava mandar para a mulher de Caratinga, para poderem viver juntos ao fim da missão, por confiar nela. Ele enviou fotos de que havia enviado o dinheiro em um pacote, e em dois dias já estava na alfândega, pronto para vir para seu amor. Mas havia alguns problemas, e o agente da alfândega precisava falar com ela...

Este tipo de golpe acontece frequentemente no Brasil. A psicóloga Eneide Caetano falou um pouco sobre o perfil mais comum das vítimas desses golpistas.

Ela traça também o perfil mais comum destes predadores virtuais.

Sargento Sanches deixou algumas orientações para a população, especialmente aquelas que podem vir a ser alvos de scammers.

Ele deixa o alerta também sobre outros golpes típicos que criminosos tem usado, como falsos sequestros, promoções falsas, amigos ou parentes envolvidos em acidentes precisando de dinheiro, entre outros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">