19/01/2021 às 08h14min - Atualizada em 19/01/2021 às 08h14min

Primeiro dia do Enem 2020 registra pouco movimento nos locais de prova em Caratinga

Fabio Teodoro
Em Caratinga, o primeiro dia de prova do Enem 2020 aplicado no domingo (17/01), teve um movimento bem menor do que estávamos acostumados a ver em anos anteriores. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos mais de 5,5 milhões de inscritos para a versão impressa do Enem, 2,8 milhões não participaram do primeiro dia, o que representa 51,5%.
 
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que esta edição teve uma maior abstenção e atribuiu essa falta às provas ao medo da pandemia da Covid-19 e às campanhas contrárias à realização do exame. Em entrevista coletiva, o ministro qualificou o Enem em meio a uma pandemia como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes.
 
O Enem foi aplicado em 1.689 municípios. No total, foram 14.447 locais de aplicação e 201.380 salas de prova. Os participantes fizeram as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, além da redação, com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A estudante Alice Campos, de 18 anos, relatou dificuldades no estudo e na preparação para a prova por conta da pandemia.
 
O exame, que estava inicialmente agendado para outubro e novembro do ano passado, foi adiado após uma série de protestos virtuais. O Inep anunciou, então, uma série de medidas de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O estudante Pedro Henrique, de 27 anos, disse que, apesar da pandemia, conseguiu fazer uma boa preparação para o Enem, aproveitando os períodos em casa, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, para se dedicar aos estudos.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, ressaltou as iniciativas para garantir a implementação e a fiscalização das medidas de biossegurança durante a realização das provas.
 
O segundo dia de aplicação do Enem impresso será no próximo domingo, 24 de janeiro, quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. O Enem Digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">