20/01/2021 às 08h26min - Atualizada em 20/01/2021 às 08h26min

Após 102 anos, Ford encerra produção de veículos no Brasil

Em Caratinga, Automotobrás se adapta às mudanças e mantém funcionamento.

Fernanda Freitas
No dia 11 de janeiro a Ford anunciou o encerramento da produção de veículos em suas fábricas no Brasil, após 102 anos. O anúncio pegou todos de surpresa, até mesmo distribuidores Ford, como Bené Júnior, diretor da concessionária Automotobrás em Caratinga.

A montadora, que fechou 2020 como a quinta que mais vendeu carros no Brasil, com 7,14% do mercado, afirmou em carta a concessionários, que "desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas" e que a matriz, nos Estados Unidos, tem auxiliado nas necessidades de caixa, "o que não é mais sustentável".

O fechamento das fábricas localizadas nos estados da Bahia, São Paulo e Ceará, não apenas estremeceu o mercado automobilístico e impactou milhares de brasileiros, como também assustou os consumidores da marca. E agora, como fica o distribuidor Ford no Brasil?

É aí que entra a calmaria. Bené Júnior explica que a Ford continuará comercializando produtos no Brasil, trabalhando com importação, como já vinha acontecendo.

Apesar do encerramento da produção no país, os consumidores Ford podem ficar despreocupados pois a montadora garante a manutenção dos veículos, conforme explica Bené Júnior.

Outra mudança que impacta os consumidores são os modelos que param de ser comercializados no Brasil. O Ford Ka, o EcoSport e Troller T4 - terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. A montadora continuará a produzir e comercializar apenas modelos SUV e Pick-ups.
 
Apesar das mudanças na indústria que literalmente move o mundo, a concessionária Ford em Caratinga não irá parar suas atividades. E garante que se adaptará para dar continuidade na história construída na cidade. Fundada em 1959, e comandada desde 79 por Benedito Portfírio Lima, o Senhor Bené, a Automotobrás possui hoje 22 funcionários e é parte importante da economia local. A continuidade da empresa, agora por seus herdeiros, diante desta crise, é motivo de vitória e orgulho para Caratinga.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">