25/01/2021 às 09h56min - Atualizada em 25/01/2021 às 09h56min

Entenda como ter uma licença para não cometer crimes ambientais ao se pescar ou ter pássaros.

Lucas Humberto
Durante todas as épocas do ano, acontecem ocorrências de caça, pesca e outras violações ambientais. Mas como exatamente funciona para se legalizar nesta situação, e não cometer crimes ambientais? Conversamos com Sargento Wesley, da 12º Cia da Polícia Militar de Meio Ambiente, que explicou um pouco mais de cada situação. Em relação a pesca, é possível obter licença amadora ou profissional, como o militar explica:

O militar destacou ainda que alguns períodos do ano, como na época da Piracema, há ainda algumas restrições extras para se garantir a continuidade de espécies.

Em relação à caça de animais, o militar explicou que embora esteja previsto a caça de animais de espécies invasoras, a exemplo do Javaporco, em Minas Gerais não há legalização de abate de animais da fauna, sendo proibida esta pratica, especialmente de animais como antas, pacas e capivaras.

Em relação a pássaros como Belgas e Trinca-ferros, o milita explicou que é permitido à posse desde que eles sejam obtidos de meios legais e comprovados, e tenham nascido em cativeiro, pois é proibido sua captura em meio a natureza. Também é permitido a posse de pássaros considerados de fauna exótica ao país, como periquitos.

E assim funcionam os principais meios legais de se lidar com os animais em Minas Gerais, mas na duvida, lembre-se que o meio mais seguro de estar legalizado é admira-los soltas na natureza através de binóculos e de fotografias!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">