26/01/2021 às 17h07min - Atualizada em 26/01/2021 às 17h07min

Inscrições para alistamento militar obrigatório estão abertas

Fabio Teodoro
O alistamento militar obrigatório vai até 30 de junho. O comandante do Tiro de Guerra 04-003, subtenente Wildsley Ferreira, destaca que os jovens devem se inscrever de forma online por meio do site www.alistamento.eb.mil.br ou do aplicativo oficial do Exército Brasileiro. Para fazer a inscrição online é necessário ter em mãos o CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. O subtenente explica quais jovens devem fazer o alistamento.

Os jovens que não possuem acesso à internet devem comparecer presencialmente à Junta de Serviço Militar (JMS) do município, que fica localizada à Praça Cesário Alvim, no Centro de Caratinga. A inscrição online é uma forma de evitar aglomerações por conta do coronavírus e também agilizar o processo para o cidadão.

Após o alistamento, o processo de seleção geral com o objetivo de selecionar os jovens que irão servir ao Tiro de Guerra em 2021 ocorre no segundo semestre deste ano.

Já os jovens das classes anteriores, que não se alistaram dentro do período certo e estão fora do prazo, precisam procurar a Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação e fazer seu alistamento. Caso o jovem perca o período de alistamento ou não cumpra a lei federal, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, ele está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar, além de gerar alguns impedimentos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">