04/02/2021 às 08h31min - Atualizada em 04/02/2021 às 08h31min

Saiba como a psicologia pode ajudar no tratamento do câncer

Lorena Gonçalves
Amanhã é o Dia Mundial de Conscientização do Câncer. Uma doença que atinge milhares de homens e mulheres no Brasil. Além dos oncologistas, os psicólogos também têm um papel fundamental na luta contra esta doença.  

Mais de seiscentos mil homens e mulheres foram diagnosticadas com câncer em 2020 no Brasil. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo INCA- Instituto Nacional do Câncer. O Núcleo de Voluntários de Caratinga no Combate ao Câncer, atua há mais de 35 anos na cidade prestando auxílio aos que enfrentam a doença. Somente em 2020 foram mais de 1200 pacientes atendidos pela entidade. Dentre os diversos tipos de atendimento, o acompanhamento psicológico é de suma importância, especialmente num primeiro momento, para a aceitação da doença, como explica a psicóloga Luiza Carraro, responsável pelo acompanhamento psicológico no Núcleo.

Uma doença que gera muita dor, sensação de tristeza profunda e impotência. O acolhimento para esses pacientes faz toda diferença na forma como o paciente vai enfrentar a doença e seguir no tratamento. 

Luiza explica que o acompanhamento psicológico é feito de forma individual e em grupos, porém devido à pandemia, os encontros coletivos tiveram que ser suspensos. Por outro lado, os atendimentos online possibilitaram dar continuidade no trabalho e facilitaram para aqueles que não podem se deslocar até a unidade.

A prevenção é sempre o melhor remédio, e no caso do câncer, quando diagnosticado precocemente as chances de cura são ainda maiores. Porém, nem tudo está perdido quando se tem diagnóstico de câncer. A psicóloga enfatiza que buscar ajuda, tratamento e se informar sobre a doença pode mudar a convicção dos pacientes que lutam contra o câncer. 

Em tempos de informatização o Núcleo também disponibiliza uma série de informações sobre os trabalhos realizados em suas redes sociais. Quem deseja conhecer mais sobre a instituição pode estar visitando o perfil no Instagram, no endereço @núcleo_ caratinga.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">