15/02/2021 às 10h34min - Atualizada em 15/02/2021 às 10h34min

O que é Battle Royale? Tudo sobre esse gênero de jogos

Thomas Schulze Costa
Tecmundo
Quem jogou videogame ao longo dos últimos anos certamente se deparou com o termo Battle Royale, que representa um dos gêneros mais populares da atualidade. Partindo de uma mesma ideia em comum, diversos jogos deram a sua própria abordagem ao tema, com variados níveis de sucesso.
 
Nós já listamos aqui os melhores jogos Battle Royale para você curtir, mas também é legal entender exatamente como e onde começou essa febre antes de começar a jogar. Especialmente porque essa nomenclatura sequer surgiu nos videogames! Entenda na nossa matéria completa a seguir!
 
As origens do Battle Royale

Antes de o gênero explodir em popularidade nos videogames, Battle Royale era mais conhecido na cultura pop como um romance do escritor japonês Koushun Takami. Batoru Rowairu foi publicado em 1999 e mostra um grupo de estudantes que são obrigados a lutar até a morte entre si até restar apenas um vencedor.
 
Apesar da controversa e pesada narrativa, ou talvez até mesmo por causa dela, o livro acabou virando um best seller e, em 2000, foi adaptado para mangá e filme, o que aumentou ainda mais o seu sucesso. Embora não haja registros oficiais disso, é possível que Takami tenha se inspirado nas lutas organizadas por pugilistas britânicos durante o século XVIII, que participavam de torneios com um esquema de eliminatórias bem parecido.
 
Com o renovado sucesso dos Battle Royale, o início dos anos 2000 viu a modalidade inspirar outros livros (como o fenômeno Jogos Vorazes) e torneios de MMA e luta livre em arenas por todo o planeta. Parecia questão de tempo até que eles fossem parar nos games, o que de fato aconteceu já em 2012.
 
Battle Royale nos videogames

Por mais que a fórmula dos battle royale já tivesse aparecido dezenas ou centenas de vezes nos jogos de uma forma ou de outra, como nos infames minigames de sobrevivência da clássica franquia Mario Party, o estouro só veio mesmo quando Brendan Greene criou um mod de DayZ chamado PlayerUnknown.
 
Já experiente depois de trabalhar em H1Z1, Greene ajudou a desenvolvedora Bluehole a lançar PlayerUnknown's Battlegrounds, que viria a se tornar um dos jogos mais influentes de todos os tempos. Sua fórmula de largar os jogadores de paraquedas em uma ilha foi amplamente copiada através dos anos.
 
Até mesmo Fortnite fez uma mudança de curso em seu desenvolvimento e passou a colocar uma proposta extremamente similar como carro-chefe de seu jogo, o que sem dúvidas o ajudou a se transformar em um dos maiores fenômenos da história.
 
Notando a mina de ouro na qual Fortnite tinha se transformado, os mais diversos estúdios tentaram a sorte na fórmula, com diferentes graus de sucesso. Entre os jogos que conseguiram conquistar milhões de fãs temos Free Fire, Apex Legends e Call of Duty: Warzone.

Outras franquias consagradas também botaram um temperinho de Battle Royale em seu gameplay mais tradicional, como Tetris 99 e Super Mario Bros. 35 no Nintendo Switch, enquanto algumas franquias novas como Fall Guys se deram muito bem ao ser lançadas apostando nesse tipo de competição.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">