16/02/2021 às 17h23min - Atualizada em 16/02/2021 às 17h23min

Panela de pressão: Saiba os cuidados que devem ser tomados na hora de preparar os alimentos

Lorena Gonçalves
Amada por uns, evitada por outros, a panela de pressão é um item bem útil na cozinha do brasileiro. A fórmula mágica para o alimento cozinhar mais rápido é quando a água esquenta, ela passa dos 100 graus, por isso que alimentos mais firmes, como: carnes e grãos cozinham em menos tempo. Mas o que é simples, pode se tornar um perigo quando não usada de forma correta, como explica o bombeiro militar.

Toda panela de pressão é fabricada para suportar uma determinada pressão. Caso a tampa esteja amassada, o mecanismo de segurança não funciona da forma correta e neste caso, a recomendação é não usar a panela para cozinhar o alimento.

Ao terminar de cozinhar o alimento, a recomendação é desligar o fogo deixar a panela esfriar naturalmente. Mas se não der para esperar, pode colocar debaixo da água fria, mas cuidado ao levar a panela para a pia, se chacoalhar a panela, a pressão escapa e o vapor que sai dela também queima.

O representante do corpo de bombeiros militares de Caratinga explica que outro cuidado importante é com a válvula de proteção da panela.  Ela serve para manter a pressão constante dentro da panela por isso o tenente explica que essa válvula nunca deve ficar pressionada para baixo.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">