16/02/2021 às 17h26min - Atualizada em 16/02/2021 às 17h26min

População pode ter acesso a testes rápidos e gratuitos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C em Caratinga

Miguel Bráz
Cuidar da saúde é uma forma de prevenir várias doenças, principalmente, quando se trata de infecções sexualmente transmissíveis, ISTs. E isso acende uma alerta à população. Dessas infecções, podemos destacar a sífilis, HIV e Hepatite B e C. Esta enfermeira, que trabalha no Serviço de Atenção Especializada, SAE, de Caratinga, explica o que são essas infecções.

Em Caratinga, o SAE, mantido pela prefeitura, promove a realização de testes gratuitos para essas infecções. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a procura diminuiu. Desde a fundação do órgão, foram realizados cerca de quatro mil testes. A enfermeira menciona alguns públicos que podem fazer os testes.

Outro público que deve se ater quanto às infecções são as gestantes.

No SAE, são feitos os testes para sífilis, HIV e Hepatite B e C. O procedimento é muito simples e prático: a enfermeira higieniza o dedo do paciente, aplica a lanceta, faz a coleta e coloca no dispositivo. O resultado é sigiloso e sai em dez minutos. Caso dê positivo para alguma doença, o paciente é encaminhado para o tratamento, que é gratuito. A pessoa pode escolher fazer o acompanhamento em Caratinga ou em outra cidade. Os interessados em fazer o teste podem procurar o Serviço de Atenção Especializada munidos de documentos pessoais ou ligar para o número 33 3329-8057, que também funciona como WhatsApp, e agendar um horário. O SAE está localizado na rua Princesa Isabel, número 180, no Centro da cidade.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">